![]() |
Raiva, Nojinho, Alegria, Medo e Tristeza - emoções básicas que controlam nossa mente (Fotos: Disney-Pixar/Divulgação) |
Maristela Bretas
Sabe aquela voz na sua cabeça que fica mandando você fazer alguma coisa errada. Ou aquela outra que fica falando para não fazer porque vai dar errado? Tem ainda aquela que faz você detestar comer uma verdura ou vestir uma roupa nada a ver. Pois é, essas vozes são nossas emoções. Às vezes elas aparecem separadamente. Mas quando se misturam a cabeça da gente roda e pode acabar numa confusão. Ou numa grande aventura.

A produção estreia nesta quinta-feira e prova, mais uma vez, que a Pixar sabe como mexer com os sentimentos do público. Desta vez, com a mente humana. O filme provoca várias reações, tanto risos (que chegam a gargalhadas) ao choro. Os personagens exploram a todo tempo valores importantes, como respeito à família, amizade, boas memórias, imaginação e honestidade.
A garotinha que conduz a história é Riley, de 11 anos, mas quem está no centro de controle da vida dela são cinco emoções, principalmente Alegria, que esbanja otimismo e tenta garantir que a jovem sempre esteja feliz.
Mas Alegria (que parece a fada Sininho) não consegue trabalhar sozinha e precisa contar com a ajuda de outras emoções essenciais - a Tristeza (que sempre acha que as coisas podem ficar ruins), o Raiva (guardião da justiça), o Medo (excessivamente preocupado com a segurança) e a Nojinho (um lado feminino bem "fashion" que detesta brócolis).
Quando a família de Riley se muda do interior para uma cidade grande, as cinco emoções precisarão se reorganizar para ajudar a menina no período de transição. No entanto, um erro de Tristeza pode atrapalhar tudo e colocar em risco todas as memórias básicas - boas e ruins - da jovem. Ela e Alegria são sugadas para o "Arquivo" da memória de Riley e não conseguem voltar ao centro de controle.
O comando das emoções fica por conta de Raiva, Nojinho e Medo, que precisarão impedir que os "reinos" guardados na mente da garota - Memória de Longo Prazo, Terra da Imaginação, Pensamento Abstrato e Produções de Sonhos - desapareçam para sempre.
Entre uma trapalhada e outra as emoções correm contra o tempo para que Riley não perca suas memórias. E o pior, a menina está se tornando uma adolescente. Quer coisa mais confusa? Só perde para o conflito de emoções dos pais dela.

"Divertida Mente" é demais: emocionante, colorido e muito real. Uma animação para todas as idades que mexe com as emoções. Como outras produções da Disney-Pixar: a franquia "Toy Story", "Carros I e II", "Up: Altas Aventuras", "Procurando Nemo", "Monstros S.A". É daqueles filmes que vale a pena ter em casa quando for disponibilizado em DVD ou Blu-ray.
Ficha técnica
Diretor e roteirista: Pete Docter
Produção: Pixar Animation Studios/Walt Disney Pictures
Distribuição: Disney/Buena Vista
Gêneros: Aventura / Comédia / Família
Duração: 1h34
País: EUA
Classificação: Livre
Nota: 5 (0 a 5)
Tags: "Divertida Mente"; Walt_Disney; Pixar; Léo_Jaime; Dani_Calabresa; Miá_Mello; Katiuscia_Canoro; Otaviano_Costa; Pete_Docter; emoções; mente_humana; aventura; família; comédia; animação; alegria; raiva; medo; nojo; tristeza: Cinema_no_Escurinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário