28 fevereiro 2023

"Duas Bruxas: A Herança Diabólica” não passa de um terror fraco com narrativa confusa

Produção conquistou diversos prêmios em festivais internacionais (Divulgação)


Marcos Tadeu
Blog Narrativa Cinematográfica


O que faz um filme de terror fraco, com narrativa confusa, repleto de clichês conquistar vários prêmios em festivais internacionais e ganhar tanta visibilidade? 

Essa é a pergunta que não quer calar sobre "Duas Bruxas: A Herança Diabólica” ("Two Witches"), que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (2 de Março).

Dirigido por Pierre Tsigaridis, o longa, que pode ser enquadrado na categoria de Filme B de terror, fez barulhos nos festivais FilmQuest, Freak Show Horror Film Festival e Grimmfest. 

E saiu vitorioso com os prêmios Best Editing, Best FX Makeup e Best Scare Award. 


Dividido em três capítulos - "Sarah", "Masha" e "Epílogo",  o longa deixa o espectador confuso do início ao fim. As atuações são exageradas, grotescas e sem graça, além de recheadas de jump scare. 

O filme não provoca reação ou faz o público se conectar com as tramas nem se identificar com os personagens. Até os efeitos visuais nas cenas das bruxas e toda questão mística são muito fracos, não passam nenhuma emoção.


Primeiro capítulo

Na primeira história conhecemos Sarah (Belle Adams), que está grávida e acredita piamente que está sendo perseguida por uma bruxa. Enquanto Simon (Ian Michaels), seu marido cético, faz piadas com isso, pedindo ajuda a um casal místico de amigos. 

Essa primeira parte mostra quantos clichês existem no roteiro. Além do desenvolvimento lento, a condução errada da história e as situações exageradas.


Segundo capítulo

Já no segundo capítulo conhecemos Rachel (Kristina Kleber), uma mulher estável que divide o apartamento com Masha (Rebekah Kennedy). 

De personalidade duvidosa, agressiva e sem sorte nos relacionamentos, diferente da primeira história, Masha espera que irá herdar os poderes de uma bruxa. 

A direção do filme até tenta passar mais personalidade e ritmo, mas mesmo assim, não sabe onde quer chegar com o espectador. 


A forma como o roteiro coloca Masha como a vilã e grande manipuladora é uma tentativa desesperada de fazer o filme andar rápido. Mas isso não passa de uma impressão.

O curioso é que as histórias tentam se vender como conectadas, mas só ganham força se forem observadas separadamente. 

Os únicos personagens que participam de dois episódios, fazendo um grande esforço para se conectarem, são Dustin (Tim Fox) e Melissa (Dina Silva).


Epílogo: a maldição

O problema mais grave é que, em nenhum momento, a maldição, ponto-chave da trama, é explicada. Não fica claro como ela aconteceu e como está sendo repassada. 

Tudo soa muito desconexo, as peças do quebra-cabeça não combinam. O público fica à espera de algo que faça sentido, mas isso não acontece.

E pior: o filme tem cenas pós-créditos que tentam puxar algum fôlego para uma possível continuação e uma explicação sobre a maldição. Mas nem esse "adicional" consegue ser positivo.


Talvez os únicos pontos válidos sejam a fotografia e a estética do filme, que tentam melhorar alguma coisa no resultado final . Mas é apenas isso.

Cadê o terror bom?

Antes de encerrar, gostaria de fazer uma colocação: o que será que está acontecendo com o terror em 2023? No ano passado, tivemos uma ótima safra de filmes do gênero. 

Como exemplos temos "X: A Marca da Morte", "Sorria", "Halloween Ends - O Acerto de Contas Final", "Noites Brutais", "Não! Não Olhe!" que, de fato, causaram reações e agradaram ao público. 


Sobre os deste ano, a maioria parece filme B e de baixo orçamento, que não se preocupa com as histórias. Não são objetivos e até agora, me causaram mais sono do que medo.

"Duas Bruxas: A Herança Diabólica" não cumpre o que promete. Só consegue ser mais um terror fraco e sem graça. É mais do mesmo no gênero, sem nenhuma inovação.


Ficha técnica:
Direção: Pierre Tsigaridis
Produção: The Rancon Company / Incubo Films
Distribuição: Synapse Distribution
Exibição: nos cinemas
Duração: 1h38
Classificação: 16 anos
País: EUA
Gênero: terror

27 fevereiro 2023

Documentário “Muribeca” mostra a destruição de uma comunidade

Filme distribuído pela Descoloniza Filmes chega às telas após rodar por festivais nacionais e internacionais (Foto: Alcione Ferreira)



Eduardo Jr.


“Muribeca é memória; porque não volta, não existe mais”. A definição na voz de uma das pessoas ouvidas no documentário de mesmo nome não é exagero. O bairro, localizado em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, vive um processo de apagamento e resistência.

Este é o ponto de partida da produção encabeçada por Alcione Ferreira e Camilo Soares, que chega às telonas no dia 2 de março. 

(Foto: Alcione Ferreira)

O espectador não precisa esperar imagens exuberantes. As cenas do grande conjunto habitacional deteriorado dialoga com a tristeza dos depoimentos. E a essa combinação se somam gravações antigas de uma comunidade festiva. 

Está posto o contraponto e o incômodo: como um bairro de periferia, em que as pessoas se reuniam nas ruas para curtir o carnaval e jogos de copa do mundo, se transforma em uma cidade fantasma?       

(Foto: Alcione Ferreira)

Momentos significativos

A produção de 1 hora e 18 minutos responde a essa questão, mas não sem antes colocar na tela momentos significativos. Como a cena de um céu com nuvens anunciando tempo ruim, enquanto, ao fundo, um berimbau chama para a luta. 

E também a saudade de pessoas pobres que foram forçadas a abandonar amigos, seus lares, toda uma vida construída ao longo de décadas.   

(Foto: Alcione Ferreira)

Entre os depoimentos, colhidos em 2018, estão os do quadrinista Flavão, que também atuou como produtor local no documentário, e de outros moradores. 

Com a demolição de um dos prédios, caem também as lágrimas e vem à tona o desespero de quem viu a vida ruir e de quem tenta, melancolicamente, resistir em um cenário de problemas estruturais, especulação imobiliária e insegurança jurídica. 

Camilo Soares e Alcione Ferreira (Foto: Rafael Cabral)

Contadores de histórias

Se aproximar de pessoas e contar histórias junto delas não é novidade para os diretores. A jornalista Alcione Ferreira foi fotojornalista e videorrepórter do Diário de Pernambuco, onde conquistou o prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Camilo Soares é um dos fundadores da produtora de cinema Senda, e participa do coletivo de fotógrafos CRIA. 

(Foto: Shilton Araújo)  

“Muribeca” foi realizado com poucos recursos, mas ainda assim conquistou espaço em diversos festivais, como o Toronto Lift-Off (Canadá), Fidba (Argentina), Cine Del Mar (Uruguai), Aubervilliers (França), GBiennale (Austrália), Metrópolis (Itália), Cine PE, Festival de Santos, Mostra de Ouro Preto e Cine Sesc. 

A distribuição é da Descoloniza Filmes, que nasceu com o propósito de equiparar a distribuição de filmes dirigidos por mulheres, e que já codistribuiu, com a Vitrine Filmes, a produção “Carta Para Além dos Muros”. 


Ficha técnica:
Direção e roteiro: Alcione Ferreira e Camilo Soares
Produção: Senda Produções
Distribuição: Descoloniza Filmes
Exibição: nos cinemas
Duração: 1h18
Classificação: 12 anos
País: Brasil
Gênero: documentário

25 fevereiro 2023

"Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" encerra trilogia para apresentar vilão substituto de Thanos

Os super-heróis retornam ao Reino Quântico para enfrentar criaturas estranhas e uma civilização oculta (Fotos: Marvel)


Maristela Bretas


Grandiosidade nos efeitos especiais para falar de família e apresentar um novo vilão. Assim é "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" ("Ant-Man and The Wasp: Quantumania"), que está nos cinemas atraindo um bom público. 

Apesar de o multiverso ainda precisar ser muito explicado para a maior parte do público, o novo filme da Marvel Studios é um bom entretenimento. Segue a linha de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" (2022) nas cenas de batalhas, usando e abusando do CGI.


Pode ser "quaaaase" comparado à luta final de "Vingadores: Ultimato" (2019). Mais um reforço ao Universo Cinematográfico Marvel, que inicia a Fase 5 com esta produção. 

Apesar disso, o personagem tem as menores bilheterias mundiais do MCU. Este terceiro filme já atingiu US$ 363 milhões. 

Somados a "Homem-Formiga" (2015), com US$ 519,3 milhões e "Homem-Formiga e a Vespa" (2018), com US$ 622,7 milhões, a trilogia chega a pouco mais de US$ 1,5 bilhão.


Família em primeiro lugar

O longa fecha a trilogia do Homem-Formiga. Scott Lang (Paul Rudd) quer recuperar o tempo perdido com a filha Cassie Lang (Kathryn Newton) e manter um romance tranquilo com Hope/Vespa (Evangeline Lilly).


O personagem agora vive da fama da vitória contra Thanos junto com os demais Vingadores. Rudd é a simpatia em pessoa, uma das maiores qualidades do super-herói, que acabou ganhando três filmes. 


A questão da família se aplica também a Hope, que quer recuperar o tempo perdido com a mãe Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer), desaparecida por 30 anos no Reino Quântico. 

O que ninguém esperava, menos ainda Janet, era que Hank Pym (Michael Douglas) e Cassie estivessem trabalhando num dispositivo que levaria todos de volta a esse mundo. 


Cercados por uma civilização oculta e criaturas estranhas e bizarras, como M.O.D.O.K. (Corey Stoll), Scott, Hope, Janet, Hank e Cassie vão enfrentar o perigoso mundo de onde Janet conseguiu escapar. 

Um novo Thanos

Janet agora terá expostos os segredos que tentou ocultar da família sobre seu tempo de prisão e que serão expostos no Universo Quântico. 


O maior deles envolve o poderoso e cruel vilão, Kang, o Conquistador, interpretado por Jonathan Majors, com quem Janet tem um passado e que não conseguiu escapar como ela.

Majors está excelente no papel e pode até superar Thanos em vilania nas próximas produções da Marvel Studios. 


Ele será a principal ameaça das fases 5 e 6 do Multiverso, que inclui o longa "Vingadores: A Dinastia Kang", previsto para 2025.

Mais tempo para os veteranos

Outro ponto a favor do novo longa da Marvel é o tempo maior e a participação essencial dados na trama aos atores veteranos, como Michael Douglas e Michelle Pfeiffer. 


Ela é o elo entre os dois mundos e vai usar sua experiência para levar todos de volta para casa. Ele, por sua vez, junto com suas formigas, terá um papel definitivo na trama.

Fica a dica

"Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania". é um filme que vale a pena assistir no cinema, de preferência em Imax. E não saia no final. 

Como é de costume da Marvel, há duas cenas pré e pós-créditos que vão indicar os rumos das próximas fases.


Ficha técnica:
Direção: Peyton Reed
Produção: Marvel Studios
Distribuição: Walt Disney
Exibição: nos cinemas
Duração: 2h01
Classificação: 12 anos
País: EUA
Gêneros: ação, aventura, ficção

23 fevereiro 2023

"As Múmias e o Anel Perdido" - Uma aventura no tempo dos faraós

Animação espanhola tem ótima qualidade e enredo simples, com linguagem para crianças pequenas (Fotos: Warner Bros. Pictures)


Maristela Bretas


Londres nunca mais será a mesma depois que um trio de múmias e um crocodilo bebê se aventurarem por suas ruas e ainda se tornarem pop star das paradas musicais. Impossível? 

Então confira nos cinemas a animação "As Múmias e o Anel Perdido", do diretor espanhol Juan Jesús García Galocha.


Na sessão em exibição no Cineart Boulevard, a criançada vibrou muito com os heróis de séculos passados. Especialmente o simpático bebê crocodilo, que adora seu porquinho rosa de pelúcia. 

Não faltaram comentários e risadas (inclusive de adultos), apesar de ser uma produção totalmente voltada para crianças de até 7 anos. 

Um ponto positivo é que, em algumas salas, a produção tem versões acessíveis.


O enredo não tem novidades, com final esperado, mas a qualidade da animação e a simpatia dos personagens seguram a produção e agradam. 

O longa tem ação do início ao fim, com corrida de bigas e de ônibus, além de bons exemplos de amizade e companheirismo entre irmãos e animais. 


Também aborda costumes passados, que impõem o casamento às filhas, sem deixar que elas escolham qual destino querem seguir. 

Já no caso de Thut, o trauma de uma corrida é o ponto-chave que passa a definir a vida do jovem. Até mesmo o vilão sofre com o controle da mãe.

Personagens

Os caminhos dessa dupla de múmias vão se cruzar por uma obra do destino (ou melhor, de um bumerangue). Thut (na voz de Joe Thomas) é um campeão de corridas de bigas que se aposenta prematuramente. Passa a viver da fama do passado e dos livros autografados que vende. 

Ele tem um irmão, o simpático e super antenado Sekhem (Santiago Winder), que nunca se separa de seu bichinho de estimação, um crocodilo bebê. O bichinho é tão fofo e divertido que dá vontade de levar pra casa.



Para formar o par não tão romântico temos a princesa Nefer (Elanor Tomlison), herdeira do trono do Faraó (Sean Bean). A jovem acha a vida no reino entediante e sonha em ser cantora. E como Thut, tem aversão a casamento.

Por azar (ou sorte) do destino, o piloto de bigas é acidentalmente escolhido para ser marido de Nefer. Mas até o dia do casamento, ele terá de tomar conta de um anel ancestral, de propriedade da Família Real das Múmias.


Só não contava com a aparição do ambicioso arqueólogo Lorde Carnaby (Hugh Bonneville), que está de olho nesta e em outras relíquias históricas. 

O vilão descobre, sob as pirâmides do Egito, uma passagem para o reino escondido das múmias e rouba a preciosa peça.

Agora o quarteto (claro que o pet conta) terá de deixar seu mundo seguro no subterrâneo e conhecer as belezas e perigos do mundo atual dos humanos. 


O local escolhido onde eles vão tentar recuperar o Anel de noivado é Londres, com seus ônibus de dois andares, teatros, museus e turistas.

Destaque para a ótima reprodução de locações, tanto da cidade subterrânea dos faraós, quanto da Londres moderna, com direito à famosa roda gigante. 


Fernando Velazquez, também vencedor do Prêmio Goya, compôs a trilha sonora. O filme traz três canções originais: “I Am Today” ("Nefer Song") e "New Song", com música e letra dele. E “Ring Song”, com música de Velázquez e letra de Jordi Gasull. 

O roteiro de "As Múmias e o Anel Perdido" foi coescrito por Jordi Gasull, também produtor do filme. Ele é vencedor de três prêmios Goya (o mais importante do cinema espanhol) de Melhor Animação (“As Aventuras de Tadeo” - 2012, “No Mundo da Lua” - 2016 e “As Aventuras de Tadeo 2: O Segredo do Rei Midas” - 2017). Boa pedida para conferir com os pequenos.


Ficha técnica:
Direção: Juan Jesús García Galocha
Produção: C.O.R.E. Feature Animation, 4Cats Pictures, Anangu Grup SLU e Moomios Movie AIE
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Exibição: nos cinemas
Duração: 1h29
Classificação: Livre
País: Espanha
Gêneros: animação, família, comédia, aventura

22 fevereiro 2023

“A Baleia” - A tristeza e a beleza sob a interpretação de Brendan Fraser

Filme dirigido por Darren Aronofsky concorre a três estatuetas do Oscar 2023, incluindo o de Melhor Ator (Fotos: Califórnia Filmes) 



Wallace Graciano


Culpa é um dos fardos mais torturantes que carregamos em nossa vida. Seja qual for o motivo que causa tamanho desconforto, ela está presente em nossa vida e muitos não sabem como lidar. E é justamente esse o ponto que norteia “A Baleia” ("The Whale", no título original), que estreia nesta quinta-feira (23) nos cinemas de todo o país. 

Com uma interpretação magnífica de Brendan Fraser, o filme de Darren Aronofsky ("Mãe" - 2017), que é adaptado de uma peça homônima, não cativa e destoa na parte estética, mas tem personagens intensos, que tiram seu ar.


Não à toa, garantiu três indicações ao Oscar (Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Cabelo e Maquiagem), chegando com grande potencial de conquista nas três. Abaixo, mostraremos o porquê, além de contar nossas impressões sobre o filme. 

Qual é a história de “A Baleia”?

“A Baleia” conta a história de Charlie (Brendan Fraser), um professor de redação que enfrenta uma obesidade mórbida. De uma inteligência afiada, ele tem percepção exata de como o mundo o encara, com preconceitos e escárnio. 

Não à toa, sequer tem coragem de ligar a câmera de seu notebook enquanto ministra aulas online. Porém, sua condição física esconde traumas do passado. Ele carrega a culpa de ter abandonado sua filha em troca de um amor homossexual, que não conseguiu ir adiante devido a uma tragédia. 


Com esse psicológico frágil, usa a comida como muleta emocional para esconder a dor e a frustração por seus erros, perdas e decepções. Somente a enfermeira Liz (Hong Chau, indicada ao Oscar) o visita, sendo sua amiga e eterna confidente. Ela o vê de forma nua e crua. Sabe do seu passado e presente. 

Após vê-lo ter um princípio de infarto, a profissional da saúde insiste para que ele se interne, o que é prontamente negado por Charlie, que teme contrair uma dívida, devido à ausência de sistema universal de saúde nos Estados Unidos. 


Sabendo que sua vida está nos últimos dias, inclusive sob avaliação da própria Liz, Charlie tenta se reaproximar da filha, Ellie (Sadie Sink, de “Stranger Things”) para tentar redimir os erros do passado. E é nesse contexto que a trama se desenvolve. 

O que achamos de "A Baleia"?

Por ser baseado em uma peça (escrita por Samuel D. Hunter, que também é o roteirista do longa), trata-se de uma obra que não tem muitos ambientes ao seu redor. Basicamente, toda a construção da trama se dá em um cenário: a casa de Charlie. 

Para alguns espectadores, pode ser sufocante, mas o filme, assim, consegue colocar uma lupa na culpa e dor do protagonista. Ele é lento, pois foca demais nas camadas de Charlie, além de desenvolver os personagens sem muita celeridade. 


Porém, o que o faz cativante ao público é justamente essa condução que nos tira do conforto, intercalando as condições físicas precárias do personagem com suas relações pessoais tão deturpadas quanto.

E Brendan Fraser faz isso com maestria. Se outrora foi um ator considerado galã, principalmente após sua atuação em “A Múmia” (1999), agora consegue nos envolver com cada ato, fazendo com que uma simples queda por mobilidade reduzida traga um contexto peculiar. 


Ainda que os diálogos com Liz, Ellie e o missionário Thomas (Ty Simokins) não tenham o ritmo acelerado que muitos gostam, eles nos prende por apresentar todas as nuances que cercam o protagonista e seus traumas. 

Ou seja, vá ao cinema focando nas atuações dos personagens e no que elas podem nos trazer. Essas interpretações fazem com que a estética, enredo e trilha virem meros detalhes na trama.

Quais são as indicações ao Oscar de “A Baleia”?

Melhor Ator: Brendan Fraser;
Melhor Atriz Coadjuvante: Hong Chau;
Melhor Cabelo e Maquiagem


Ficha técnica:
Direção: Darren Aronofsky
Roteirista e autor da obra: Samuel D. Hunter
Produção: A24 e Protozoa Pictures
Distribuição: Califórnia Filmes
Exibição: nos cinemas
Duração:1h57
Classificação: 16 anos
País: EUA
Gênero: drama
Nota: 4,5 (5)

17 fevereiro 2023

Passados 25 anos, "Titanic" volta aos cinemas em versão 3D e Imax

Edição comemora o grande clássico de James Cameron, ganhador de 11 estatuetas do Oscar
(Fotos: 20th Century Studios/Divulgação)


Marcos Tadeu
blog Narrativa Cinematográfica


"Titanic", sucesso de crítica e público do diretor James Cameron, retorna as telonas em comemoração aos 25 anos de seu lançamento, ganhando versões em 3D e IMAX. 

No entanto, é preciso ressaltar que a melhoria na resolução é quase nula, o que não invalida a experiência de ver e ouvir com maior qualidade.

Para aqueles que não conhecem a história, trata-se da tragédia do naufrágio do Titanic. O chamado "Navio dos Sonhos" atingiu um iceberg, causando a morte de mais de 1.500 pessoas na madrugada do dia 15 de abril de 1912. 


No trajeto, temos o romance entre dois passageiros - Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose Dewitt Bukater (Kate Winslet).

A narrativa começa com a repercussão, após muitos anos, da descoberta, pelo caçador de recompensas Brock Lovett (Bill Paxton), do diamante "Coração do Oceano" a partir de um desenho de Rose usando a joia. 

Ela, agora idosa (papel vivido por Gloria Stuart), decide retomar as lembranças vividas no navio ao lado de Jack.


É muito rico esse contraste da memória afetiva com a experiência de ser uma sobrevivente do naufrágio. O espectador volta no tempo com a protagonista para conhecer seus dilemas e as pessoas envolvidas na tragédia.

Questões sociais

Rose é uma moça rica, forçada a se casar com Cal Hockley (Billy Zane) para "salvar" a mãe da falência e o nome da família. Na construção da personagem vemos que ela vive sufocada. 

Principalmente pela mãe e pelas regras que a classe alta exige, o que a torna uma pessoa solitária e sem amigos.


Em contraste a vida de Rose, temos Jack, um boêmio e artista que ganha a vida desenhando pessoas, apostando em jogos de carta. Por sorte, ele ganha uma passagem no Titanic. 

O personagem é leve, está sempre sorrindo e brincando com os amigos, especialmente Fabrizio de Rossi (Danny Nucci).


Uma das cenas-chave do roteiro acontece quando Rose, inconformada com a vida sem graça de rica, decide que irá pular do navio. Porém, é surpreendida por Jack, que decide intervir e mostrar a ela as consequências de se jogar na água fria. 

Nasce daí a frase que funciona para o início do relacionamento dos dois: "Se você pular, eu pulo".


É muito interessante perceber como as questões de classes sociais são tratadas durante todo o filme. 

Começa na entrada separada no navio: os ricos entram por uma porta, enquanto os pobres recebem inspeções para confirmar se não carregam alguma doença ou piolho. 

Já o jantar da aristocracia é feito com etiqueta, ao passo que o ambiente da classe baixa nem é mostrado. 

Os endinheirados têm conveses individuais e espaçosos e os menos favorecidos dividem uma área comunitária.


Ciúmes e negligência

Jack apresenta a Rose seu mundo, ainda que no navio. Um mundo mais divertido e alegre, sem julgamentos ou rótulos. Rose, por sua vez, mostra a ele como a vida de rica é difícil e como isso pesa em seu nome.

Cal, futuro noivo da jovem, é o vilão da história, que impõe regras de posse a Rose. Empresário e político de influência, ele quer comprar todos a sua volta. 


Mas se sente ameaçado pelo envolvimento de Rose com Jack. Não aceitando que a noiva tenha se encantado por uma pessoa de classe que ele considera inferior, decide armar contra o jovem. 

Podemos notar que o capitão Edward Smith foi negligente. Ele se preocupou mais com a mídia do que com a segurança de todos, fazendo com que o navio navegasse a uma velocidade muito alta.

Outro detalhe importante é que a proa da embarcação era pequena, dificultando a visualização do iceberg. 

Erros como esses poderiam ter sido evitados e a viagem não teria se transformado numa marca trágica na história.


Efeitos e trilha sonora impecáveis

Pulando para os aspectos técnicos, os efeitos especiais e designer de produção são os grandes acertos da obra. 

A forma como James Cameron apresenta a grandiosidade tanto do navio quanto de seu naufrágio é surpreendente e também assustador. 

Há uma preocupação em mostrar como cada um dos ocupantes do Titanic procurou formas de sobreviver em meio ao naufrágio.


Destaque também para a trilha e os efeitos sonoros, que realçam a força e a velocidade do Titanic. Dão a sensação de estarmos a bordo de um navio de luxo. 

Impossível falar desse clássico sem pensar em “My Heart Will Go On”, interpretada por Celine Dion e tema de Jack e Rose. 

Os instrumentais também não deixam a desejar. Exemplo disso é "Hymn To The Sea", de James Horner, que proporciona o clima ideal de partida na abertura, filmada em tom de sépia, para marcar o início da jornada do maior transatlântico do mundo na época. 
 
Já "Hard To Starboard" acontece no momento da colisão com o iceberg e do desespero da tripulação para tentar diminuir a velocidade do navio. 

No geral, a trilha sonora, composta por James Horner, é bem poética e funciona com agilidade.  Confira aqui.


Talvez o único defeito do filme tenha sido explorar pouco o passado de Cal. Sabemos pouco sobre ele e sua função, o que o coloca apenas como o antagonista que quer destruir Jack. 

Se houvesse maior profundidade no personagem ao longo da obra talvez, só talvez, seria possível comprar suas motivações. 

O longa, sem dúvida, assim como o original lançado em 1997 (no Brasil o lançamento foi em janeiro de 1998), merece ser visto (ou revisto) nos cinemas, tanto por quem assistiu à época como pelas novas gerações. 

Uma bela homenagem aos 25 anos deste clássico, que marcou as carreiras em ascensão de seus protagonistas, conquistou 11 estatuetas do Oscar e ainda é capaz de emocionar o público.


Ficha técnica:
Direção, roteiro, montagem e produção: James Cameron
Produção: Lightstorm Entertainment
Distribuição: 20th Century Studios
Exibição: nos cinemas
Duração: 3h16
Classificação: 12 anos
País: EUA
Gêneros: drama, romance

15 fevereiro 2023

"Casamento em Família" tem elenco de estrelas numa história fraca sobre relacionamentos

Richard Gere, Diane Keaton, William H. Macy e Susan Sarandon estão no elenco da produção (Fotos: Paris Filmes/Divulgação)


Maristela Bretas


Um filme agradável, apesar do roteiro mediano e totalmente previsível, que reúne uma infinidade de clichês. Este é "Casamento em Família" ("Maybe I Do"), longa-metragem que estreia nesta quinta-feira (16) nos cinemas. 

Quem salva a produção é o elenco, formado por estrelas como Richard Gere, Susan Sarandon, Diane Keaton e William H. Macy, além de Emma Roberts e Luke Bracey.


A história se resume em discutir relacionamentos desgastados, arrependimentos, frustrações, traições e a instituição do casamento como uma solução para os problemas.

Três casais estão envolvidos na trama e, claro, acabam descobrindo que têm mais em comum do que desejavam. 

Gere e Keaton são os pais de Michelle (Emma Roberts) e, apesar de se amarem, não estão vivendo o melhor momento do casamento.


A jovem se baseia na boa relação deles e acredita que o "próximo pulo" de sua vida seja a troca de alianças com Allen (Luke Bracey). 

Mas o namorado não vê essa mesma "harmonia" em casa entre seus pais (Macy e Sarandon), que se odeiam. E teme que sua relação acabe como a deles.


Entre situações constrangedoras, longas conversas, juras de amor e redescobertas, "Casamento em Família" até pode levar casais a questionarem até onde vale à pena manter uma união desgastada, especialmente se envolve traição.

Sem surpresas

O longa é pura água com açúcar, não tem grandes momentos nem surpresas, mas distrai pelas atuações dos atores mais experientes. Especialmente a partir do momento que o jovem casal decide que as famílias devem se conhecer.

Também a música-tema "Always You" ("Wedding Version"), interpretada por Ruth B., é um dos destaques. Clique aqui para conferir. 


Outro ponto positivo do filme é a utilização de recursos de acessibilidade por meio do aplicativo Mobi Load, que oferece audiodescrição, legendas descritivas e libras.

"Casamento em Família" é uma comédia romântica, ideal para uma sessão da tarde. Mas ainda fica atrás de outra recente produção do gênero, "Ingresso para o Paraíso" (2022), com Julia Roberts e George Clooney , bem mais simpática e engraçada.


Ficha técnica:
Direção e roteiro: Michael Jacobs
Produção: Fifth Season, Vertical Entertainment
Distribuição: Paris Filmes
Exibição: nos cinemas
Duração: 1h35
Classificação: 12 anos
País: EUA
Gêneros: comédia, romance