20 abril 2018

O que mais intriga em "Arábia" é o incômodo que ele provoca

Filme independente trata com intimidade com o tema dos despossuídos (Fotos: Divulgação)

Mirtes Helena Scalioni


Ao acompanhar a saga de um típico brasileiro pobre em busca de um rumo na vida, o espectador se vê diante de uma verdade que machuca e dói. A forma como os diretores mostram essa trajetória em "Arábia", de um jeito quase doméstico de tão simples, parece aproximar mais ainda o público da realidade: é assim que o Brasil trata seus jovens.


É assim, a esmo e sem eira nem beira, que vivem os que não tiveram a sorte de nascer no mínimo, numa família classe média. João Dumans e Affonso Uchoa, os diretores e roteiristas, são de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. E ao contarem, de forma corajosa e quase desajeitada, a história de Cristiano (Aristides de Souza), colocam o dedo na ferida e mostram intimidade com o tema dos despossuídos. Nenhum charme, nada de Hollywood.


Para assoprar uma certa leveza, o filme é todo permeado por canções icônicas que ajudam a contar essa história triste. Apresentados ora pelos próprios atores em seus raros momentos de lazer e descanso, ora por seus intérpretes profissionais, estão lá recados de Raul Seixas, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Renato Teixeira. "Amanhecer é uma lição do universo/que nos ensina que é preciso renascer..." Viva o cinema independente.

Arábia ainda pode (e deve) ser conferido nas salas 3 do Belas (sessões de 14h e 17h20) e 7 do Cineart Contagem (18h40). Classificação: 16 anos // Duração: 1h37



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18 abril 2018

"7 Dias em Entebbe" - Mais um (bom) filme de Hollywood

Daniel Brühl e Rosamund Pike formam o casal que sequestrou  um avião de passageiros em 1976 (Fotos: Diamond Films/Divulgação)

Mirtes Helena Scalioni


Talvez se possa dizer que, com "7 Dias em Entebbe", o brasileiro José Padilha tenha se rendido definitivamente ao chamado cinemão. Esse seu mais recente longa, sobre o sequestro de um avião entre Tel-Aviv e Paris, na década de 1970, coloca o profissional no rol dos diretores assumidamente comerciais.

Isso não significa que o filme seja ruim. Pelo contrário: estão lá todos os elementos esperados em um entretenimento bem feito: muita ação bem distribuída, suspense, política - correta e equilibrada - emoção e até um certo didatismo para quem quiser saber mais sobre o eterno conflito entre Palestina e Israel. 

O voo 139 da Air France foi desviado por um grupo de jovens revolucionários pró-palestina em junho de 1976, pousando em Entebbe, na Uganda de Idi Amin, onde permaneceu uma semana. As tentativas de negociações com o governo israelense, pouco afeito a abrir precedentes, as condições precárias do lugar onde os quase 200 passageiros e tripulantes ficam e as inevitáveis desavenças entre os sequestradores, a maioria jovens e despreparados, vão envolvendo o espectador.

Tudo indica que Padilha teve o cuidado de não tomar partido. No início, o conflito entre árabes e judeus é cuidadosamente explicado. Quase uma aula de história - embora alguns enxerguem, ao final, um discreto favoritismo para Israel.

Entre as atuações, destaques para Daniel Brühl como o jovem alemão idealista Wilfried, e Rosamud Pike como a também revolucionária Brigitte Kuhlmann - outra alemã, mas com discurso mais afiado. Do lado israelense, Eddie Marsan se sai muito bem como o líder Simon Peres. Na trilha sonora, a surpresa fica por conta da autoria: Rodrigo Amarante, do grupo Los Hermanos. Para que o filme ficasse perfeito e digestivo, não faltam crianças e idosos entre os passageiros, o que, fatalmente, enternece o público.

Também estão lá as eternas discussões ideológicas dos jovens que escolheram o caminho da revolução nos conturbados anos de 1970, o engenheiro de voo, que, com sua praticidade e engenho, se contrapõe ao excesso de palavras e ideias, as divergências entre os mandatários do governo de Israel no processo de negociação, as dúvidas de um jovem soldado entre o amor e a pátria e até uma apresentação de dança contemporânea.


Durante todo o longa, as cenas do sequestro e da estada e espera em Entebbe são intercaladas com os ensaios e depois com a estreia do espetáculo - lindo, por sinal. Mas essa não é exatamente uma ideia original. Traz uma certa estética à narrativa pesada, mas não é novidade.

Claro que vale assistir a "7 Dias em Entebbe", até para se lembrar e conferir um pedaço - muito bem contado - dessa história que já dura tanto tempo. Mas é bom que se saiba: trata-se de mais um filme politicamente correto de Hollywood.
Duração: 1h47



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