14 outubro 2018

Anna Kendrick e Blake Lively garantem bom suspense em "Um Pequeno Favor"

Trama aborda a amizade entre duas mulheres totalmente diferentes e o desaparecimento de uma delas sem deixar vestígios (Fotos: Peter Lovino/Lionsgate)

Maristela Bretas


Um competente elenco feminino, com boas interpretações que garantem um suspense policial de qualidade. Esse é "Um Pequeno Favor" ("A Simple Favor"), produção que tem como protagonistas as atrizes Blake Lively e Anna Kendrick. Uma trama que leva o espectador a achar que descobriu o final logo no início do filme, mas que se surpreende com o desenrolar do roteiro a partir da metade da projeção.

"Um Pequeno Favor" é bem conduzido, apesar de apresentar alguns momentos de lentidão que poderiam ser reduzidos para dar maior agilidade à história que foca na relação de amizade e interesse das personagens Stephanie (Anna Kendrick) e Emily (Blake Lively). Uma ligação que começou do nada, entre duas pessoas totalmente opostas que se unem com a desculpa de que os filhos são colegas de sala, mas na realidade buscam alguma forma de tirar proveito mútuo. Tudo isso regado a Dry Martini mexido não batido, ao contrário de James Bond, que gostava da bebida batida, não mexida.

Kendrick e Lively estão muito bem e formam uma boa dupla, com química, proporcionando tanto cenas tensas quanto cômicas, com certo sarcasmo. Esta parte graças Stephanie, uma vlogueira de gastronomia classe média, que cria sozinha o filho pequeno e luta para pagar as contas no fim do mês. Ela resolve dar uma de detetive e vai contando no seu canal todo o processo de investigação para descobrir o paradeiro de sua mais nova amiga, a executiva bem sucedida e elegante Emily, desaparecida do nada.

Enquanto isso, Stephanie precisa conviver com um trio de pais de coleguinhas do filho que não perde a chance de lembrá-la que está sendo usada como uma babá gratuita. Além de tomar conta do filho da desaparecida e cuidar da casa e do marido da "amiga". Sem notícias, ele passa a ser um quase viúvo. Como a polícia não encontra pistas, a vlogueira parte em busca de respostas por conta própria e vai descobrindo aos poucos que a nova amiga não era nada do que ela pensava.

Além das interpretações, "Um Pequeno Favor" se destaca também pela boa trilha sonora com sucessos franceses da década de 60 para contar o passado de Emily e ajudar a desvendar o mistério. Um bom filme que vale conferir pela atuação, principalmente, de Anna Kendrick, e pela direção de Paul Feig.


Ficha técnica:
Direção: Paul Feig
Produção: Lionsgate
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 1h57
Gêneros: Suspense / Policial
País: EUA
Classificação: 16 anos
Nota: 3,5 (0 a 5)

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12 outubro 2018

Público elege "João, O Maestro" o melhor filme do Festival de Cinema Brasileiro na Rússia

Evento foi realizado de 25 de setembro a 7 de outubro em Moscou e São Petersburgo, com o apoio da Embaixada do Brasil (Fotos: Divulgação) 


"João, O Maestro", de Mauro Lima, foi escolhido pelo público como o melhor filme do Festival de Cinema Brasileiro na Rússia, realizado em Moscou de 25 a 30 de setembro e em São Petersburgo de 3 a 7 de outubro. O resultado foi divulgado pela Linhas Produções Culturais, que organiza o festival com o apoio da Embaixada do Brasil. Cerca de três mil pessoas compareceram às sessões nas duas cidades e votaram no melhor entre os oito filmes exibidos.

Além de "João, O Maestro", participaram do Festival – que chegou à 11ª edição em Moscou e à 7ª em São Petersburgo – "O Filme da Minha Vida" (drama), de Selton Melo, "Antes Que Eu Me Esqueça" (drama), de Tiago Arakilian, "Fala Sério, Mãe!" (comédia), de Pedro Vasconcelos, "Tungstênio" (drama), de Heitor Dhalia, "Talvez uma História de Amor" (comédia romântica), de Rodrigo Bernardo, "Arábia" (drama), de João Dumans e Affonso Uchoa, e o documentário "Fevereiros", de Marcio Debellian, ainda inédito no Brasil.


"João, O Maestro" é uma cinebiografia do pianista e maestro brasileiro João Carlos Martins, considerado um dos maiores intérpretes de Bach do mundo. A produção aborda alguns detalhes pouco conhecidos da vida do artista, como o primeiro concerto internacional, a relação com as mulheres, a teimosia e o perfeccionismo em relação à música. Estabelecido como pianista de sucesso, na fase adulta, sofre um acidente que prejudica o movimento da mão direita. João tenta se reestabelecer e, enquanto isso se apresenta em concertos para uma mão só. 


No entanto, um segundo acidente retira os movimentos da mão esquerda, o que faz com que ele, mais uma vez, tenha que se reinventar. O maestro João Carlos Martins participou ao vivo da abertura do festival, no dia 25 de setembro, respondendo a perguntas do público russo por meio de vídeo conferência na própria sala do cinema.

Para Fernanda Bulhões, curadora e produtora do Festival, da Linhas Produções Culturais, este foi o ano em que as avaliações dos filmes pelo público foram as melhores. “Nós sempre levamos diversidade de estilos. Há dramas, comédias, romances, documentários e filmes autorais. E as avaliações que recebemos ao fim de cada sessão são sempre muito positivas”, diz. 

Segundo ela, tão importante quanto a boa avaliação é o público, que cresce ano a ano. “O Festival de Cinema Brasileiro é um evento muito esperado na Rússia. Faz parte do calendário cultural de Moscou e São Petersburgo. E o que é melhor: já tem um público cativo de admiradores, que só aumenta”, celebra.



Ficha técnica:
Direção e roteiro: Mauro Lima
Produção: LC Barretto Productions / Globo Filmes / RioFilme / Canal Brasil
Distribuição: Sony Pictures
Duração: 1h56
Gêneros: Biografia / Drama
País: Brasil
Classificação: 14 anos

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