17 maio 2019

"Uglydolls" é mais uma animação cheia de mensagens e intenções

Moxy e sua turma saem em busca de aventuras e novos amigos que queiram adotá-los como são (Fotos Tobis Film/Divulgação)

Mirtes Helena Scalioni


Moxy e seus amigos são Uglydolls e vivem em uma cidade toda colorida chamada Uglyville onde, claro, todos os bonecos são feios. Um tem apenas um olho, outro não tem orelhas, outro é desengonçado. A própria Moxy é banguela e seus poucos dentes ressaltam na sua boquinha. Mas como ninguém liga para conceitos de beleza na terra dos bonecos feios, até porque ninguém jamais saiu dali para conhecer outros lugares, todos são felizes e sorridentes. 

A única insatisfeita parece ser Moxy que, embora acorde todos os dias cantando, alegre, otimista e cheia de esperança, tem a intuição de que há algo além dos limites da sua vila. Ela questiona, quer mais. Seu sonho é pertencer a alguma criança e ser amada por ela.


Como todas as animações atuais há tiradas engraçadas e até sarcásticas em "Uglydolls", filme que entrou em cartaz em Belo Horizonte nessa quinta-feira. Principalmente depois que Moxy e sua turma conseguem chegar ao Instituto da Perfeição, comandado por Lou, um chefe que esbanja vaidade. Com cara e trejeitos de pop star, ele não hesita em humilhar os que considera feios e diferentes.

Mas certas sutilezas só são compreendidas por adultos. Crianças maiores, acima dos dez anos, podem até entender uma ou outra piada, uma ou outra ironia. As menores vão apreciar apenas as músicas e dancinhas e correm o risco de ficarem cansadas. Não que o filme seja monótono. Pelo contrário, é movimentado. Mas até o excesso de corre-corre, as fugas, as idas e vindas podem cansar os muito pequenos.


Outra dificuldade para os menorzinhos são os nomes, tanto dos lugares quanto dos personagens. Nada foi traduzido na versão dublada. Os bonecos têm nomes complicados como Ugly Dog, Wage, Babo e Lucky Bat, que podem até ser conhecidos por uma ou outra criança como bonecos, mas não são exatamente brinquedos populares no Brasil. Ou seja: os muito pequenos vão fatalmente precisar da ajuda de algum adulto para esclarecer que "ugly" significa feio em inglês, e "dolls" quer dizer bonecos. Na versão nacional da animação, Aline Wirley, João Côrtes, Rincon Sapiência e Paula Lima dão voz aos personagens Moxy, Lou, Ugly Dog e Mandy, respectivamente.

João Côrtes, Paula Lima, Aline Wirley e Rincon Sapiência (Foto: Divulgação)

Há pelo menos duas mensagens bem explícitas em "Uglydolls". A primeira parece dizer: seja curioso, aventure-se, não desista dos seus sonhos, atreva-se, alargue seus horizontes. A segunda, talvez mais clara do que a primeira, fala da aceitação do que é diferente, da beleza que pode haver por trás da imperfeição, de preconceitos. Não deixa de ser uma ótima intenção, principalmente nesses tempos de intolerância com o que é estranho e foge dos padrões. Mais do que doutrinar a criançada, talvez a intenção da diretora Kelly Asbury tenha sido a de levantar dúvidas e questionamentos.

Se saírem do cinema perguntando coisas aos adultos que os levaram à sessão, o filme já terá cumprido sua função. Atualmente, os desenhos animados parecem ter sempre alguma intenção por trás da história. Difícil encontrar um que tenha o único objetivo de divertir.
Duração: 1h27
Classificação: 6 anos
Distribuição: Diamond Films


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16 maio 2019

"John Wick 3 - Parabellum" precisa de capa pra proteger do banho de sangue

Keanu Reeves desrespeita as regras da organização e vira um foragido com a cabeça a prêmio (Fotos: Mark Rogers e Niko Tavernise/Metropolitan Film)

Maristela Bretas


"John Wick 3 - Parabellum" não vai encerrar a franquia neste filme. Este é o único spoiler que darei na crítica. Portanto pode continuar lendo sobre o novo filme de Keanu Reeves que estreia nesta quinta-feira (16) nos cinemas. Ultramegaviolento, com sangue jorrando a todo o momento pela tela, a produção é quase um capítulo de novela. A trama começa exatamente onde parou no segundo filme de 2017. Uma forma de forçar as pessoas que queiram entender melhor a franquia de assistir os dois primeiros. Este terceiro, no entanto, exige estômago forte. Em algumas cenas confesso que virei o rosto. Reeves fez um vídeo de 60 segundos com uma explicação resumida da saga. Confira:


O protagonista, que já era um matador contratado, evoluiu no quesito modalidades de assassinatos. A frase "Facas e canivetes primeiro" cabe perfeitamente à trama, sem esquecer as armas de grossíssimo calibre, capazes de cortarem uma pessoa ao meio. O resultado não poderia ser outro: corpos e mutilações do início ao fim e lutas com um nível de violência que vi em poucos filmes, inclusive nos antecessores - "De Volta ao Jogo" (2014) e "John Wick - Um Novo Dia Para Matar" (2017).


Uma coisa ninguém vai poder dizer contra este terceiro longa - que falta ação. A começar pelo título - "Parabellum" significa "Prepare-se para a guerra". O diretor Chad Stahelski (responsável por todos os filmes da franquia) não economizou em ação e efeitos visuais excelentes, que sustentam o filme, já que o roteiro não traz muita novidade. Keanu Reeves tem ótima atuação. Seu personagem consegue ser um sujeito violento, mas também sentimental e leal. Só não muda a expressão - é a mesma em todas as situações, mantendo a cara de "Matrix" inclusive em outras produções, como na recente "Cópias - De Volta à Vida".


O elenco conta ainda com ótimas interpretações. Ian McShane mescla, na medida certa, frieza, ironia e também tem as tiradas mais divertidas, ao repetir o papel de Winston, "gerente" do Hotel Continental de Nova York, QG da organização Alta Cúpula, para a qual John Wick trabalhava. Laurence Fishburne, sempre ótimo em tudo que faz, não é diferente como Bowery King. Tem ainda Halle Berry, como Sofia, uma matadora que luta e atira muito; Lance Reddick, como Charon, o porteiro/braço direito de Winston no hotel; Anjelica Huston, a diretora da máfia russa; Asia Kate Dillon, fazendo a juíza da Alta Cúpula que comanda a caçada a John Wick, e Mark Dacascos, o assassino Zero enviado pela juíza.


Mas o forte mesmo, que segura na cadeira o público que gosta deste tipo de filme são as cenas de lutas e as perseguições, tanto a pé quanto de moto. O "não tão mocinho" Wick apanha muito, toma tiro e facada, cai de telhado, torna a apanhar, mas parece de borracha - levanta e sai correndo. Pode parecer sem sentido, mas mesmo com tanta violência, "John Wick 3" tem também momentos engraçados e surpreendentes que agradam. Claro que os cães não poderiam ficar de fora - afinal, eles deram início a toda essa matança. E arrasam em suas participações.


Na história, após assassinar no segundo filme o chefe da máfia Santino D'Antonio (Riccardo Scamarcio), dentro do Hotel Continental, John Wick quebra as regras e passa a ser perseguido por um exército de assassinos atrás da gorda recompensa de U$ 14 milhões oferecida pela Alta Cúpula. Agora, ele precisa unir forças com antigos parceiros que o ajudaram no passado e até inimigos, enquanto luta por sua sobrevivência.


O certo é que, mesmo chocando pelas cenas extremamente violentas, "John Wick 3 - Parabellum" pode agradar aos fãs do gênero ação. Mesmo sem cenas pós-crédito, os protagonistas deixam claro que haverá mais uma continuação, despertando o interesse de quem pretende continuar acompanhando a franquia. Para este terceiro, o expectador só não pode esquecer a capa de chuva para não ficar com a roupa manchada pelo banho de sangue de mais duas horas de projeção.


Ficha técnica:
Direção: Chad Stahelski
Produção: Lionsgate Productions / Summit Entertainment
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 2h11
Gênero: Ação
País: EUA
Classificação: 16 anos
Nota: 4 (0 a 5)

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