14 janeiro 2020

"Coringa" é 11 vezes indicado ao Oscar 2020 e documentário brasileiro entra na lista

(Montagem sobre fotos de Divulgação)

Maristela Bretas


Dirigido por Todd Phillips e tendo como ator principal Joaquin Phoenix, "Coringa" foi a produção com o maior número de indicações - 11 no total - a prêmios do Oscar 2020 anunciado nessa segunda-feira pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O anúncio foi feito pelos atores John Cho e Issa Era e a cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles. Na sequência, “1917” e “O Irlandês” concorrem a dez indicações cada. Em terceiro lugar, com seis indicações, estão “Parasita”, “História de um Casamento”, “Jojo Rabbit” e “Adoráveis Mulheres”. O documentário brasileiro “Democracia em Vertigem", da diretora Petra Costa, que mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff,  concorre a Melhor Documentário. Confira a lista dos Indicados ao Oscar 2020.

MELHOR FILME
"Coringa"



"Adoráveis Mulheres"
"Ford vs Ferrari"
"O Irlandês"
"Jojo Rabbit"
"História de um Casamento"
"1917" (venceu o Globo de Ouro)
"Era uma Vez em...Hollywood"  (venceu o Critics’ Choice Awards)
Parasita

MELHOR ATOR
Antonio Banderas - "Dor e Glória"
Leonardo DiCaprio - "Era Uma vez em... Hollywood"
Adam Driver - "História de um Casamento"
Joaquim Phoenix - "Coringa" (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)
Jonathan Pryce - "Dois Papas"

MELHOR ATRIZ
Cynthia Erivo - “Harriet”
Scarlett Johansson - “História de um Casamento”
Saoirse Ronan - “Adoráveis Mulheres”
Charlize Theron - “O Escândalo”
Renée Zellweger - “Judy - Muito Além do Arco-Íris (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)

MELHOR DIRETOR
Martin Scorsese - "O Irlandês"



Todd Phillips - "Coringa"
Sam Mendes - "1917" (venceu o Globo de Ouro e empatou no Critics’ Choice Awards)
Quentin Tarantino - "Era Uma Vez em... Hollywood"
Bong Joon Ho - "Parasita" (empatou no Critics’ Choice Awards)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Kathy Bates - "O Caso Richard Jewell"
Laura Dern - "História de um Casamento" (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)
Scarlett Johansson - "Jojo Rabbit"
Florence Pugh - "Adoráveis Mulheres"
Margot Robbie - "O Escândalo"

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Tom Hanks - "Um Lindo Dia na Vizinhança"
Anthony Hopkins - "Dois Papas"
Al Pacino - "O Irlandês"
Joe Pesci - "O Irlandês"
Brad Pitt - "Era Uma Vez em... Hollywood" (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
"O Irlandês" - Steven Zaillian
"Jojo Rabbit" - Taika Waititi
"Coringa" - Todd Phillips e Scott Silver
"Adoráveis Mulheres" - Greta Gerwig (venceu o Critics’ Choice Awards)
"Dois Papas" - Anthony McCarten

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
"Entre Facas e Segredos" - Rian Johnson
"História de um Casamento" - Noah Baumbach
"1917" - Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns



"Era Uma Vez em... Hollywood" - Quentin Tarantino (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)
"Parasita" - Bong Jooh Ho e Han Jin Won

MELHOR DOCUMENTÁRIO
"Indústria Americana"
"The Cave"
"Democracia em Vertigem"
"For Sama"
"Honeyland"

MELHOR EDIÇÃO
"Ford vs Ferrari"
"O Irlandês"
"Jojo Rabbit"
"Coringa"
"Parasita"

MELHOR FOTOGRAFIA
 “O Irlandês”
“Coringa”
"Lighthouse"
"1917" (venceu o Critics’ Choice Awards)
"Era Uma Vez em... Hollywood"

MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
"O Escândalo" (venceu o Critics’ Choice Awards)



"Coringa"
"Judy"
"1917"
"Malévola: Dona do Mal"

MELHOR MIXAGEM DE SOM
"Ad astra"
"Ford vs Ferrari"
"Coringa"
"1917"
"Era Uma Vez em... Hollywood"

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
"Ford vs Ferrari"



"Coringa"
"1917"
"Era Uma Vez em... Hollywood"
"Star Wars: A Ascensão Skywalker"

MELHOR CURTA-METRAGEM
“Brotherhood”
“Nefta Football Club”
“The Neighbors’ Window”
“Saria”
“A Sister”

MELHOR DESIGN DE FIGURINO
“O Irlandês”
“Jojo Rabbit”
“Coringa”
“Adoráveis Mulheres”
“Era Uma Vez em… Hollywood”

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“I can’t let you throw yourself away” - Randy Newman (“Toy Story 4” )
“(I’m gonna) love me again” - Elton John e Bernie Taupin (“Rocketman”) (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)



“I’m standing with you” - Diane Warren (“Breakthrough”)
“Into the unknown” - Kristen Anderson-Lopez e Robert Loopez (“Frozen 2”)
“Stand up” - Joshuan Brian Campbell e Cynthia Erivo (“Harriet”)

MELHOR TRILHA ORIGINAL
"Coringa" - Hildur Guadnotóttir (Venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards como Melhor Compositora)
"Adoráveis Mulheres" - Alexandre Desplat
"História de Um Casamento" - Randy Newman
"1917" - Thomans Newman
"Star Wars - A Ascensão Skywalker" - John Williams

MELHOR ANIMAÇÃO
"Como Treinar Seu Dragão 3"
"I Lost My Body"
"Klaus"
"Link Perdido" (venceu Globo de Ouro)
"Toy Story 4" (venceu o Critics’ Choice Award)

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
"Dcera (daughter)"
"Hair Love"
"Kitbull"
"Memorable"
"Sister"

MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO
"In the Absence
"Learning to Skateboard in a Warzone"
"Life Overtakes Me"
"St Louis Superman"
"Walk Run Cha-cha"

MELHOR FILME INTERNACIONAL
"Corpus Christi" - Polônia
"Honeyland" - Macedônia do Norte
"Os Miseráveis" - França
"Dor e Glória" - Espanha
"Parasita" - Coreia do Sul (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)




MELHOR DESIGN  DE PRODUÇÃO
"O Irlandês"
"Jojo Rabbit"
"1917"
"Era Uma Vez... em Hollywood"
"Parasita"

MELHORES EFEITOS VISUAIS
"Vingadores: Ultimato" (venceu o Critics’ Choice Awards)
"O Irlandês"
"O Rei Leão"
"1917"
"Star Wars: A Ascensão Skywalker"

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13 janeiro 2020

"O Caso Richard Jewell" - uma história sobre heróis e vilões fabricados por interesses

Sam Rockwell, Kathy Bates e Paul Walter Hauser formam o trio principal da trama, baseada em fatos reais (Fotos: Claire Folger/Warner Bros. Pictures)

Maristela Bretas


Poderia ser mais um filme sobre um herói comum norte-americano que sofre injustiça ao ser falsamente acusado de terrorismo. Mas nas mãos de Clint Eastwood, dirigindo seu 39º filme, a produção ganhou uma roupagem marcante. E ainda contou com as ótimas interpretações de Sam Rockwell ("Vice" - 2018 e "Três Anúncios Para um Crime" - 2017, que lhe valeu um Oscar), Kathy Bates ("Meia Noite em Paris" - 2011) e de Paul Walter Hauser ("Infiltrado na Klan" - 2018). A fotografia e o dilema do segurança que queria ser policial são bem explorados pelo diretor que gosta e sabe bem contar histórias de pessoas simples. 


No filme, baseado em fatos reais, além da ótima direção, o destaque é para Paul Walter Hauser, como Richard Jewell, o segurança de eventos que sempre sonhou em ser policial. Nada flexível quando o assunto era lei e ordem, para muitos que conviviam com ele, isso representava um problema. Um homem obeso, acima dos 30 e ainda vivendo com a mãe Bobi (interpretada por Kathy Bates), Richard era motivo de críticas e chacotas.


Como vigilante, não aceitava arruaça de jovens e coisas deixadas fora do lugar. Foi numa dessas situações que ele descobriu uma bomba e conseguiu afastar dezenas de pessoas antes da explosão, evitando uma tragédia maior durante as festividades dos Jogos Olímpicos de Atlanta (EUA) em 1996, quando morreram duas pessoas e 111 ficaram feridas. Ao mesmo tempo em que o comportamento submisso e inocente demais do personagem irrita em algumas situações (como um homem velho pode ser tão ingênuo), ele também se torna simpático e faz o público torcer por ele e para que consiga provar sua inocência.


De uma hora para outra ele se tornou herói nacional. E na mesma velocidade com que conquistou glória e fama, foi transformado em vilão nacional. Richard, um homem tranquilo e ingênuo que acreditava nas autoridades que um dia sonhava integrar, foi usado como bode expiatório para justificar os erros, a incompetência, os métodos escusos e a preguiça destas mesmas forças de segurança para buscar o verdadeiro responsável pelo atentado. 

O caso ainda contou com a participação de uma mídia sem ética, que só buscava o furo de reportagem que garantiria as manchetes, confiando apenas nas fontes, sem checar nada e acabando com a vida de uma família. É quando entra em cena o ótimo Sam Rockwell, no papel do advogado de Richard, Watson Bryant, que vai defender o segurança.


Clint Eastwood, com 89 anos, nos últimos tempos tem buscado em fatos marcantes ocorridos nos Estados Unidos para extrair personagens e suas histórias, transformando-os em heróis ou vilões. Os dramas diários ganham destaques que passariam despercebidos se não houvesse um “garimpeiro” como ele para identificar e transformar fatos simples em uma boa produção cinematográfica. Nem sempre isso dá certo, mas tem funcionado com o diretor e produtor. Um ponto negativo, no entanto, é o fato de, em "O Caso Richard Jewell", ele reforçar seu discurso armamentista, homofóbico e machista que sempre marcaram sua carreira. 

Paul Walter Hauser conversa com Clint Eastwood no set de filmagem

Um dos exemplos é o estereótipo criado para a repórter policial Kathy Scruggs (papel de Olivia Wilde) - a bela e sexy jornalista que só conseguia grandes furos indo pra cama com suas fontes. Mas na hora de escrever o texto precisava de um colega homem para redigir porque não teria competência para usar as palavras. Muito feia e dispensável essa colocação do diretor e do roteirista Billy Ray, mesmo que existam casos assim na imprensa americana. Olívia também tem boa interpretação e até merecia mais espaço na trama. 



O filme foca no drama de Richard Jewell em provar sua inocência e o que ele, sua mãe e seu advogado tiveram que passar. Considero um ponto falho na narrativa o intervalo de seis anos até a prisão do verdadeiro terrorista - Eric Rudolph, que ainda cometeu outros três atentados antes de ser pego. Não há informações se houve alguma reparação de danos ou indenização recebida por Jewell e sua mãe pelas acusações ou se foi só um "desculpa e tchau" do FBI. Nem que fosse nos créditos finais. Apesar dos pontos negativos, "O Caso Richard Jewell" é uma boa história e merece ser visto, especialmente porque expõe situações bem semelhantes de fatos atuais.



Ficha técnica:
Direção: Clint Eastwood
Produção: Warner Bros Pictures / The Malpaso Company / Applan Way / Misher Films
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Duração: 2h09
Gênero: Drama
País: EUA
Classificação: 14 anos
Nota: 3 (0 a 5)

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