04 setembro 2022

"A Fera" - um thriller de suspense sobre vingança, sobrevivência e família

Idris Elba enfrenta um leão assassino gigantesco durante um safari na África (Fotos: Universal Pictures)


Marcos Tadeu
Narrativa Cinematográfica


Filmes com animais revidando em uma vingança pessoal é o que mais existe, mas saber contar isso em uma boa história, faz toda diferença. "A Fera" ("Beast") está entre os bons filmes. Com direção de Baltasar Kormákur, tem Idris Elba como protagonista enfrentando um leão gigante e com sede de sangue. 

Um tema semelhante, apesar de um roteiro diferente, de outra produção que fez sucesso em 1996 - "A Sombra e a Escuridão", com Val Kilmer e Michael Douglas, que pode ser conferido no @Telecine.


"Em A Fera" conhecemos o Dr. Nate Daniels (Idris Elba) que faz uma viagem à África do Sul com as duas filhas, Norah (Leah Jeffries) e Mare (Iyana Halley), na tentativa de se conectar com as raízes de sua mulher e apresentar a beleza da África. Ele é guiado pelo amigo da família Martin Battles (Sharlto Copley), responsável por cuidar do bem estar dos animais de uma reserva natural. 

A situação começa a ficar tensa, quando em uma visita a uma aldeia, o grupo  descobre que um leão está matando todos na área por causa de caçadores ilegais que mataram sua família. Um ponto comum entre animal e ser humano - ambos estão focados em suas famílias - um em busca de vingança e outro tentando salvar as filhas.


A obra é muito pontual ao deixar o público quase como um observador passivo e fazer com que, a todo momento, possa esperar mortes sangrentas vindas do felino. É muito interessante como a questão dos caçadores ilegais é um tema pertinente e atual sobre o que acontece no continente africano. 

Por um momento ficamos até contentes de ver o leão com sede de vingança assassinar quem lhe fez mal. Por outro lado, há uma apreensão, já que é o Dr. Nate quem está na reta e precisa enfrentar a fera, salvar a família e o amigo e ainda tentar acertar seu relacionamento com a filha mais velha, Norah. 


A direção foi bem acertada, principalmente quando o leão entra em ação e vai ao ataque de suas presas. O animal é muito maior do que os outros de sua espécie, provocando um visual aterrorizante, principalmente nas cenas à luz do dia. O  CGI foi muito bem empregado, com um cuidado polido e próximo ao real, o que ajudou a dar mais realidade ao filme.

Destaco também para o designer de som, em toda a sua narrativa, principalmente nas cenas noturnas e quando o animal está em combate com Nate. Tudo isso dá ao filme um tom maior de suspense. A fotografia é espetacular, explorando bem as savanas e o ambiente selvagem da África do Sul, que serviu de locação para o filme.


Talvez o único defeito de " Fera" seja não ter explorado mais a questão da África e da cultura negra e do povo africano. Também faltou falar mais da relação de Nate com a ex-esposa, a abordagem ficou numa camada superficial. 

É válido destacar o final, tem uma plot twist interessante, mas bem previsível. Funciona com os conceitos apresentados durante o longa, com uma conclusão que reforça os valores da família. "A Fera" é um thriller de suspense e cumpre o que promete. Vai agradar aos amantes de filmes sobre animais assassinos. Vale a pena conferir.


Ficha técnica:
Direção: Baltasar Kormákur
Produção e distribuição: Universal Pictures
Exibição: nos cinemas
Duração: 1h33
Classificação: 14 anos
País: EUA
Gêneros: ação / drama

02 setembro 2022

"Marte Um" entra na disputa para representar o Brasil no Oscar 2023

Produção mineira é dirigida por Gabriel Martins e trata de sonhos e realidades (Fotos: Embaúba Filmes)


Da Redação


Na próxima segunda-feira (5) será selecionada uma das seis produções nacionais escolhidas para disputar a vaga de representante do Brasil no Oscar 2023 como Melhor Filme de Língua Estrangeira. "Marte Um", do cineasta, roteirista, montador e diretor de fotografia Gabriel Martins está nessa disputa. 

O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Os demais concorrentes são "Carvão", "Pacificado", "Paloma" , "A Viagem de Pedro" e "A Mãe". Os seis foram pré-selecionados de uma lista de 28 filmes inscritos no processo.

Cineasta Gabriel Martins

"Marte Um" teve sua estreia mundial no Festival de Sundance, em janeiro deste ano, e sua primeira sessão no Brasil aconteceu no dia 17/08, na Mostra Competitiva do Festival de Gramado, onde foi bem recebido pelo público. 

Ainda foi exibido em 35 festivais internacionais, ganhando prêmios de melhor longa no OutFest, no Black Star e no San Francisco Film Festival. "Marte Um" tem produção assinada pela Filmes de Plástico e coprodução do Canal Brasil, com distribuição da Embaúba Filmes. 


Este é o segundo longa do diretor (o primeiro solo, sem a parceria de Maurílio Martins, com quem fez o belo “No Coração do Mundo” - 2019), e tem, como um de seus temas centrais, a realização de um sonho infantil. O filme traz o cotidiano de uma família da periferia de um grande centro urbano nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. 

O garoto Deivid (Cícero Lucas), caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico e participar de uma missão que em 2030 irá colonizar Marte. Ele sabe que, por suas condições, não há muitas chances para isso acontecer, mas mesmo assim, não desiste. Passa horas assistindo vídeos e palestras sobre astronomia na internet.


O pai, Wellington (Carlos Francisco, de “Bacurau” - 2019, e da Companhia do Latão de teatro), é porteiro em um prédio de elite, e há um bom tempo está sem beber, uma informação que compartilha com orgulho em sessões do AA. Ele quer ver o filho virar jogador de futebol profissional. 

Tércia (Rejane Faria, da série “Segunda Chamada”) é a mãe que, depois de um incidente envolvendo uma pegadinha de televisão, acredita que está sofrendo de uma maldição. Por fim, a filha mais velha é Eunice (Camilla Damião), que pretende se mudar para um apartamento com sua namorada (Ana Hilário), mas não tem coragem de contar aos pais.


O diretor conta que o filme foi desenvolvido entre 2015 e 2018. "Foi um período de muitas mudanças abruptas nos campos social e político do país. Vários movimentos nos fizeram confrontar com o que pensávamos sobre raça, gênero, economia e muitos aspectos da sociedade". 

"Produzimos o filme graças a um fundo para diretores negros, e isso sempre me trouxe um senso de responsabilidade muito grande, com honestidade e compreensão de que esse filme pode ser uma forte representação de uma cultura da qual faço parte”, explica Gabriel Martins.


De acordo com o produtor do filme, Thiago Macêdo Correia, da Filmes de Plástico, ele foi procurado por Gabriel o procurou com a ideia para "Marte Um" quando o país ainda estava sob o comando de Dilma Rousseff, um período de prosperidade, e incentivo e investimentos na cultura. 

“O filme foi produzido graças a um fundo público de 2016 voltado para diretores negros e narrativas de temática negra com o intuito de levar às telas cineastas de grupos minoritários. Obviamente, esse fundo não existe mais. Rodamos o longa em outubro de 2018, durante as eleições, o que acabou influenciando também a narrativa. Não tínhamos ideia do que viria depois.”


“Embora se passe num contexto político turbulento – sendo a eleição de Bolsonaro um ponto baixo para nós –, esse não é um filme que tenta chegar a um veredito sobre o estado político do país. Por outro lado, é inevitável que o público o intérprete como um chamado para não nos deixarmos abater pelas agitações sociais que estamos enfrentando.”

"Marte Um" é assinado pela produtora mineira Filmes de Plástico, fundada por Gabriel, Thiago, André Novais Oliveira e Maurilio Martins, em 2009, e que tem em sua filmografia longas premiados como “Temporada”, “Ela Volta na Quinta”, “No Coração do Mundo” e “Contagem”. Suas produções também foram destaque em festivais como Cannes, Roterdã, Brasília e Tiradentes.


Ficha Técnica
Direção e roteiro: Gabriel Martins
Produção: Filmes de Plástico / coprodução Canal Brasil
Distribuição: Embaúba Filmes
Exibição: nas salas Cineart Shopping Contagem (sessão 19h35) e UNA Cine Belas Artes (sessões 14h, 16h20, 18h20 e 20h30)
Duração: 1h54
Classificação: 16 anos
País: Brasil
Gênero: drama