14 junho 2023

"The Flash" é nostálgico e abre um multiverso de possibilidades para a DC

 Ao voltar no tempo, Barry Allen começa a viajar entre mundos diferentes do seu e provoca uma reviravolta na relação tempo-espaço(Fotos: Warner Bros.)


Jean Piter


Nesta quinta-feira (15) estreia nos cinemas a tão esperada produção do personagem "The Flash", da DC Comics, com o ator Ezra Miller retomando o papel que interpretou em "Liga da Justiça" (2017). O super-herói, que nas horas vagas também é conhecido como Barry Allen, descobre que se correr muito rápido, ele consegue voltar no tempo. 

Mesmo sabendo que isso pode ter duras consequências, Flash retorna ao passado na tentativa de salvar a mãe. É aí que ele chega a uma realidade onde a Liga da Justiça não existe. Pra piorar, a Terra está sendo atacada pelo general Zod (Michael Shannon), do planeta Krypton, assim como ocorreu em “O Homem de Aço” (2013).


Ironicamente, o filme começa bem lento, mostrando o quanto Barry sente a falta da mãe. As cenas são seguidas de explicações sobre viagem no tempo, multiverso e os possíveis efeitos de se mudar alguma coisa no passado. Ao voltar ao passado, Flash dá de cara com ele mesmo.  

O jovem queria apenas mudar umas coisas e voltar para sua realidade, na expectativa de que ficaria tudo bem. Mas ele começa a enfrentar problemas quando assiste na TV a chegada do general Zod à Terra em busca de um kryptoniano. Sabendo que a humanidade estava em perigo, Flash decide ficar e lutar. Mas antes ele precisa buscar ajuda. 


Como não é surpresa pra ninguém, é nesse momento que são introduzidos o Batman (com Michael Keaton) e a Supergirl (Sasha Calle). Novidades que já haviam sido mostradas nos trailers. Sob a direção de Tim Burton, Keaton interpretou o Bruce Wayne em “Batman” (1989) e “Batman: O Retorno” (1992). 

Mais de 30 anos depois, ele volta a vestir o icônico manto do homem morcego. É nostálgico e um grande presente para os fãs. Daí em diante, o filme acelera na ação. 

Keaton cumpre seu papel. Sasha tem pouco tempo de tela, o que talvez seja proposital. Fica aquele gostinho de querer um filme solo dela. As duas versões do Barry, Batman e Supergirl vão enfrentar Zod e seu exército. É porrada, tiro e bomba. 


Ezra Miller manda muito bem. Duplamente bem. Consegue ser engraçado, irritante e também passar emoção em suas duas versões. Apesar de muita informação, dá pra entender bem a trama e perceber contra o que os super-heróis lutam dessa vez. É um formato diferente com vários conflitos. 

Os efeitos especiais são usados a todo momento. E isso destoa. Hora são muito realistas, hora deixam a desejar. Em algumas cenas, os personagens chegam a parecer bonecos. Não dá pra saber se foi escolha ou não da direção, para “brincar” com a ideia de multiverso. 


"The Flash" é baseado nos quadrinhos “Ponto de Ignição” (2011). A estória foi adaptada para a ótima animação “Liga da Justiça: Ponto de Ignição” (2013), disponível em streamings no Brasil. 

O ponto alto do longa são as homenagens que o filme faz ao próprio cinema. Nos diálogos em que os personagens falam sobre produções e estrelas de Hollywood e, principalmente, nas participações especiais. 


Ao introduzir Keaton como Batman e mostrar isso nos trailers, dava a impressão de que não havia mais como surpreender os fãs. Mas há. E as surpresas são boas. 

Além de Keaton, temos Ben Affleck também como Batman, mas da formação atual da Liga da Justiça. Essa aparição do super-herói em duas versões acontece por causa das mudanças na relação tempo-espaço provocadas por Flash.


Em “Homem-Aranha: Sem Volta Pra Casa” (2021), a Marvel uniu as três versões cinematográficas do Peter Parker no mesmo filme. Produções que até então eram independentes, não tinham ligação. A ideia de multiverso permitiu isso. A fórmula foi usada agora em “The Flash” ao trazer de volta o Batman do Tim Burton. A grande diferença é que a DC expandiu. 

Pelo que foi visto em “The Flash”, a partir de agora, as produções da DC podem se encontrar. Ou podem seguir sozinhas, como em universos alternativos. Vale inclusive para as séries. Os heróis podem mudar de rosto e as histórias passadas podem recomeçar ou continuar a qualquer momento. Barry Allen abriu um multiverso de possibilidades para a DC e deu aos fãs o direito de sonhar com novos encontros na telona.


Ficha técnica:
Direção: Andy Muschietti
Produção: Warner Bros. Pictures
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Exibição: nos cinemas
Duração: 2h24
Classificação: 12 anos
País: EUA
Gêneros: ficção / fantasia / ação

12 junho 2023

SescTV estreia 3ª temporada da Série Super Libris dia 15 de junho

A temporada completa com 21 episódios ficará disponível sob demanda e vai revelar o universo da leitura e da literatura (Fotos: SescTV)


Da Redação


O canal SescTv estreia nesta quinta-feira (15 de junho), às 19h30, a 3ª temporada da série Super Libris, dirigida pelo escritor, cineasta, roteirista e jornalista brasileiro, José Roberto Torero. O primeiro episódio a ser exibido será “Saraus literários: a classe operária vem ao paraíso e a poesia vem de Paraisópolis”. 


No mesmo dia, a temporada completa, que conta com 21 novos episódios, será disponibilizada sob demanda pelo https://www.sesctv.org.br/superlibris.

A nova temporada da produção reúne nomes consagrados da literatura brasileira, como Maurício de Souza, Arnaldo Antunes, Dráuzio Varella, Laerte, Amara Moira, Paulo Scott, Sérgio Vaz, Roberta Estrela D’Alva, entre outros.    


A produção, que teve sua primeira temporada lançada em 2015, deflagra o universo da leitura e da literatura por meio de entrevistas com autores brasileiros e profissionais da área. Apresenta temas como os caminhos da criação do livro, técnicas, estilos literários, críticas, influências, referências de escritores novos e consagrados.


Os episódios trazem, respectivamente, as seguintes temáticas: “Saraus literários: a classe operária vem ao paraíso e a poesia vem de Paraisópolis”; “Slam – Duelo de versos”; “Livros que não são livros”; “Impróprio para menores”; “Romances e desromances”; “O novo velho cordel”; “A literatura juvenil está ficando adulta”; “O politicamente correto na Literatura Infantil”;“Literatura, gênero e transgênero”; “Quadrinho não é coisa (só) para crianças”; “Por que as crianças gostam de sentir medo?”


Na sequência, os episódios “Poesia, essa inútilessencial”; “Onde estão os negros na literatura brasileira”; “Literatura e Espiritualidade”; “Distopia – O futuro do presente passado a limpo”; ‘As autobiografias também mentem”; “A Vida, a Morte e Médicos Escritores”; “A Personagem Feminina na Literatura Contemporânea”; “A Literatura como missão”; “A escrita como terapia”.


Serviço:
Estreia da Série Super Libris: Episódio “Saraus literários: a classe operária vem ao paraíso e a poesia vem de Paraisópolis”
Data: 15/06/2023
Horário: 19h30
Direção: José Roberto Torero
Duração de cada episódio: média de 28 minutos
Exibição do primeiro episódio online: sesctv.org.br/noar
Exibição da série completa (on demand): sesctv.org.br/superlibris
Classificação: livre
País: Brasil
Gêneros: documentário / literatura