22 novembro 2023

“Culpa e Desejo” expõe, sem medo, a tensão entre moralismo e vida sexual das mulheres

Longa francês leva para a telona o tabu da relação entre uma advogada casada e seu jovem enteado (Fotos: Synapse Distribution)


Eduardo Jr.


É quase incestuoso. E é excitante. Talvez ao assistir “Culpa e Desejo” (“L’été Dernier”, 2023) vocês concordem comigo. O filme de Catherine Breillat, distribuído pela Synapse Distribution, estreia nas salas do país nesta quinta-feira (23), após integrar a programação do Festival Varilux de Cinema Frances. Nele, uma mulher casada se envolve com o enteado que chega para morar na residência do casal.  

A protagonista Anne, vivida por Léa Drucker (que está incrível no papel), é uma advogada que precisa se virar em um mundo onde os homens são simplesmente incapazes (acho que não é só ficção…). Ela lida com casos de abusos sexuais contra menores. E de cara o longa mostra que ela sabe bem como a sociedade se comporta quando se trata de culpabilizar a vítima. 


Mas ela mesma se torna alvo para julgamentos morais quando o marido Pierre (Olivier Rabourdin) anuncia que Théo (Samuel Kircher), filho dele de um relacionamento anterior, vai morar com eles, e os dois cedem ao tesão.  

Theo é a expressão do viço da juventude. Associa beleza e mistério. Anne vai, aos poucos, quebrando a rebeldia do jovem, enquanto se deixa levar pela tensão sexual que cresce entre os dois. A obra, filmada sem música, privilegia a sedução e até momentos de suspense - que chegam a extrapolar a tela, mexendo com as emoções do espectador. 

Mas nem sempre a construção do clima é acertada. Na cena em que Pierre se despe no quarto conversando com a esposa, a sedução é crescente, e nota-se um cuidado para não imprimir entre o casal um desleixo que justifique a infidelidade. Ponto positivo. 


No entanto, a câmera que prioriza as curvas da protagonista e posições que evocam um erotismo, faz questionar uma objetificação da mulher, uma possível intenção dela em provocar uma situação quase incestuosa. Ponto negativo.     

Léa Drucker se veste com o título do filme. Consegue expressar o desejo e a culpa. O desconforto e a alegria com a situação. E também o desespero de quem só quer a proximidade com o amante. 

Destaque para a cena em que ela telefona para o marido, que decide fazer uma viagem com o filho, e o quadro na parede do quarto é praticamente um alter ego da protagonista. 


Com a apreensão instalada no filme, fica para o espectador a impressão de que o pior vai acontecer - e também de que poderia acontecer mais rápido. Mas no geral, o filme agrada. Se o final é satisfatório, fica a cargo de cada um dar seu veredito. 

O fato é que o longa, baseado no filme dinamarquês “Rainha de Copas” (2019) e produzido por Saïd Ben Saïd (de “Bacurau”, 2019), concorreu ao prêmio principal da Palma de Ouro em Cannes este ano. Fala de amor. De culpa. De julgamento. De desejo. De vida real (aquela que muitos tentam esconder sob o tapete).   


Ficha Técnica:
Direção: Catherine Breillat
Produção: Saïd Ben Saïd
Distribuição: Synapse Distribution
Exibição: nos cinemas
Duração: 1h44
Classificação: 16 anos
País: França
Gênero: drama

21 novembro 2023

“Um Pai, Um Filho” aborda perdas e relações familiares dentro da cultura chinesa

Road movie que mistura drama e comédia é parte da programação de festival gratuito de cinema chinês (Fotos: Gabriela Vargas Mor/Divulgação)


Eduardo Jr.


Se você se pergunta o que esperar de um filme chinês, a resposta pode ser “emoção”, caso a obra escolhida seja “Um Pai, Um Filho” (“Like Father and Son” - 2023). O longa do cineasta Bai Zhiqiang chega ao Brasil como um dos títulos da 8ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo. 

A exposição, online e gratuita, é realizada pelo Instituto Confúcio, na Unesp - Universidade Estadual Paulista, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e está disponível na plataforma da Spcine Play: https://www.spcineplay.com.br 


Vencedor do Beijing International Film Festival na categoria “Excellent Product in Progress Award”, o longa mistura drama e comédia. Nele, Gouren (Hui Wangjun) toca a vida enquanto tenta sufocar o sofrimento da perda do filho. Até que seu caminho se cruza com o do endiabrado Mao Dou (Ba Zeze), que sonha reencontrar o pai. 


Neste road movie, Gouren viaja de caminhão por vilarejos, vendendo produtos e tirando fotografias. Uma de suas clientes fotografada é a avó de Mao Dou (Ma Guilan). 

Na apresentação das personagens fica implícito que ela esconde do neto o que realmente aconteceu ao pai do garoto, que idolatra a única foto que tem do homem que deveria criá-lo. 


A revolta e inadequação do menino parecem ser o combustível para que ele deixe o vilarejo o quanto antes para encontrar o pai. A solução está justamente em Gouren. 

O encontro dos dois rende momentos cômicos e tocantes. Junta-se a isso momentos em que a fotografia salta um pouco aos olhos do espectador.  


Embora o roteiro não traga originalidade, na reta final a história parece crescer e encontrar seu eixo. E aí o título da obra passa a fazer sentido, não se referindo estritamente aos protagonistas na tela. Um longa que arranca risos e lágrimas daqueles mais atentos aos aspectos românticos da obra. 


“Um Pai, Um Filho” integra a seleção de 12 obras do Festival, que mistura ficções e documentários, inéditos no país. Os títulos exibidos em cinemas de São Paulo entre 6 e 15 de outubro podem ser conferidos online. Após se cadastrar no site do Instituto Confúcio, o espectador recebe o acesso à programação. A mostra se encerra dia 30 de novembro.  


Ficha Técnica:
Direção: Bai Zhiqiang
Exibição: online e de graça, até 30/11, pelo site https://mostracinema.institutoconfucio.com.br
Duração: 1h37
Classificação: livre
País: China
Gêneros: drama, comédia