14 março 2024

“Imaginário: Brinquedo Diabólico” comprova que o cinema não precisava de outro brinquedo assassino

Na trama, um ursinho de pelúcia atormenta a família de sua antiga dona que o abandonou na infância quando se mudou da casa (Fotos: Lionsgate/Divulgação)


Larissa Figueiredo

Estreando nesta quinta-feira nos cinemas, o terror "Imaginário: Brinquedo Diabólico" ("Imaginary") traz a aposta de um novo brinquedo assassino repleto de lugares comuns do gênero do terror misturado a um humor que permeia o “trash”. A nova produção da Blumhouse, em parceria com a Lionsgate, é dirigida por Jeff Wadlow. 

A trama narra o dilema de Jessica (DeWanda Wise, que também é produtora executiva do filme), uma ilustradora recém-casada que decide retornar à sua antiga casa da infância com o marido Max (Tom Payne) e as duas filhas dele. 

Quando chegam ao local, a mais jovem, Alice (Pyper Braun), fica apegada a Chauncey, um ursinho de pelúcia que ela encontra no porão. Apesar de a interação parecer divertida no início, não demora muito para as coisas ficarem sinistras. 


O brinquedo desafia a menina em um jogo de caça tesouros macabro que é a chave para um mundo de imaginação, literalmente. Segredos sobre a infância de Jessica começam a vir à tona quando ela percebe que o amigo imaginário de sua enteada é o mesmo que a acompanhou em sua infância e que se tornou muito infeliz por ter sido abandonado.

A produção, apesar de fazer parte do leque de apostas da Blumhouse, passou longe do sucesso de “M3gan” (2022), "Telefone Preto" (2022), "O Homem Invisível" (2019), o clássico “Corra!” (2017) e o recente “Five Nights At Freddy’s” (2023). Os efeitos visuais, além de não impactarem e não cumprirem sua função enquanto parte do gênero terror, perdem o “timing” em cena. Eles permanecem em tela para além da finalidade do susto propriamente dito, fazendo com que o espectador se acostume com o que deveria ser extraordinário. 


O filme deixa a desejar também nas cenas de ação. Não há luta pela sobrevivência nem grandes doses de violência. Tudo se resolve na força do roteiro e no superpoder da amizade entre as protagonistas, que evadem de situações complexas sem muitas explicações. Aliás, o roteiro deixa a desejar no quesito originalidade, não há nada de inovador em "Imaginário: Brinquedo Diabólico". 

Fora o clímax do longa, todo o resto caminha em um ritmo lento, repleto de informações dispensáveis que não são explicadas no desenrolar da obra, como o paradeiro da mãe das enteadas de Jesus. O que aconteceu com ela antes que as meninas se mudassem? Será que havia relação com o brinquedo? O filme não esclarece, apenas deixa indícios de que ela teria enlouquecido. 

Dois plot twists interessantes definitivamente salvaram o longa da monotonia total e trazem certa emoção e curiosidade à obra.


Ficha técnica
Direção: Jeff Wadlow
Produção: Blumhouse, Lionsgate
Distribuição: Paris Filmes
Exibição: nos cinemas das redes Cineart e Cinemark e no Cinépolis Estação BH
Duração: 1h45
Classificação: 12 anos
País: EUA
Gêneros: terror, suspense

13 março 2024

"A Sala dos Professores" aborda as questões éticas e morais de uma escola que podem abalar uma comunidade

Leonie Benesch interpreta uma educadora que busca sempre uma relação de comunicação com seus alunos para melhorar o ensino (Fotos: Alamofilm/Divulgação)


Marcos Tadeu
Narrativa Cinematográfica


Apesar da indicação ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional, infelizmente o longa alemão "A Sala dos Professores" ("The Teachers' Lounge") ficou pouco tempo nos cinemas de BH. A direção de Ilker Çatak e atuação da brilhante atriz Leonie Benesch fazem deste filme uma obra que merece ser assistida por professores, alunos e pais.

Na história, conhecemos a professora Carla Nowak (Benesch), recém-chegada a uma escola, que ministra aulas de Matemática e Esportes, buscando sempre uma relação de comunicação com os estudantes para melhorar o ensino de maneira prática. Tudo vai bem até que uma série de furtos começa a acontecer e um de seus alunos se torna o principal suspeito. 


A protagonista decide investigar, mas acaba criando um movimento negativo na comunidade, com todos querendo saber o que se passa na escola. O longa acerta ao tratar questões morais de maneiras nada sutis. Até a cena do possível furto não dá resposta pronta.

Esse tipo de obra lembra muito "A Caça" (2012), de Thomas Vinterberg, no qual um professor de uma escolinha é acusado de abuso em sua cidade e acaba sendo "cancelado" de todas as formas. Aqui existe uma aproximação desse tipo de narrativa, onde Carla, que se apresenta como uma pessoa com valores éticos e morais inabaláveis por ser a correta, é confrontada até pelos próprios colegas.


Temos até um momento em que Carla se declara nascida na Polônia, o que dá a entender que talvez ela e sua família tenham sido perseguidas por nazistas e sofrido atrocidades. No entanto, nem esse argumento faz com que alunos e, principalmente, professores, acreditem em sua palavra.

Temas como notícias falsas, a intervenção da coordenação em sala de aula, o direito de imagem e até o ato de acusar alguém são importantes para a obra e Ilker Çatak faz uma boa mescla desses assuntos.

Faltou, no entanto, explorar a vida de Carla em escolas anteriores, o que daria mais força a sua personagem. Cabe ao telespectador julgar seus atos. "A Sala dos Professores" é aquele típico filme educacional para ser assistido por alunos e educadores, com questões que podem surgir em qualquer contexto universal de uma escola. Uma produção que, após o término, deixa muitas pautas a se pensar.


Ficha técnica:
Direção: Ilker Çatak
Distribuição: Sony Pictures
Exibição: sala Vip do Cinemark Diamond Mall (sessão das 18h40) e em breve no streaming
Duração: 1h40
Classificação: 12 anos
País: Alemanha
Gêneros: drama, ficção