01 novembro 2024

"O Dia da Posse" é recorte que torna universais as sensações vividas na quarentena da Covid-19

Documentário é uma redescoberta da vida em um momento marcado por mortes diárias (Fotos: Allan Ribeiro)


Eduardo Jr.


O slogan "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça" faz muito sentido se associado ao documentário "O Dia da Posse", que estreou nos cinemas brasileiros, com distribuição da Embaúba Filmes. Brendo Washington e Allan Ribeiro realizaram o longa no apartamento onde vivem, em Copacabana, durante o confinamento da pandemia de Covid-19.

Redescobrir a vida em um momento marcado por mortes diárias. O confinamento como oportunidade de se expor para o mundo. São antíteses que podem ser notadas na obra. Brendo estuda Direito e ali se descobre protagonista, mas parece já ter ensaiado bastante para este momento.


Como está em casa, sem figurinos elaborados, ele desfila diante da câmera, com muita naturalidade, suas visões de mundo, seu sonho de participar do Big Brother Brasil até os textos relacionados à sua posse como presidente do Brasil. Allan Ribeiro dirige o longa, faz as perguntas que dão andamento ao filme e conduz a câmera pelo apartamento - e pelas janelas dos vizinhos, que tentavam se ocupar durante o isolamento social.

O universo dos dois jovens se amplia por meio do celular. As conversas por chamada de vídeo com os familiares colocam em cena alguns assuntos do período mais preocupante da nossa história recente. 
Memórias de infância, comportamentos da geração anterior e afazeres domésticos vão se entrelaçando e trazendo leveza para o documentário. Eventualmente, o espectador pode se ver esboçando sorrisos com o carismático protagonista.


De acordo com Allan, já havia a vontade de fazer um filme com Brendo, que sempre brincou de ensaiar discursos (de campeão do BBB a presidente da República tomando posse). Na quarentena, se tornou viável filmar a convivência dos dois e tornar isso um material cinematográfico.

O longa traz um pouco de cada coisa que todos experimentamos durante a pandemia: momentos de diversão, a espera pela comida, irritação, diálogos sobre memórias... Tornaram-se normais para a sociedade os pequenos ruídos nas produções audiovisuais, as lives com qualidade de som abaixo do esperado e imagens com alguma poluição visual. 

O filme também naturaliza composições de quadros improvisadas, reflexos nas janelas e outros detalhes que não costumam passar batidos em produções hollywoodianas. E tá tudo bem.


Allan Ribeiro se formou em Cinema na UFF em 2006, e já realizou quatro longas: "Esse Amor que nos Consome" (2012), "Mais do que eu Possa me Reconhecer" (2015), "O Dia da Posse" (2021) e "Mais Um Dia, Zona Norte" (2023), que receberam prêmios em festivais como o de Brasília, Olhar de Cinema e o de Tiradentes. Dirigiu ainda alguns curtas, e agora vive a expectativa da estreia, em 2025, de seu novo longa sobre o show de Madonna no Rio.

"O Dia da Posse", com seus 70 minutos de duração, é sensível, nos deixa relaxados, sem a ansiedade de que termine logo. É mais um título disponibilizado pela Embaúba, distribuidora especializada em produções cinematográficas brasileiras.
 

Ficha técnica
Direção: Allan Ribeiro
Produção: Acalante Filmes
Roteiro: Brendo Washington e Allan Ribeiro
Distribuição: Embaúba Filmes
Exibição: sala 1 do Cine UNA Belas Artes
Duração: 1h10
Classificação: 12 anos
País: Brasil
Gênero: documentário

31 outubro 2024

Longa “Malu” reúne atuações impressionantes e diálogos densos

Filme é inspirado na vida da mãe do diretor Pedro Freire e explora a dinâmica de três gerações de mulheres
da família (Fotos: Primeiro Plano)


Carolina Cassese


O filme "Malu", dirigido por Pedro Freire, chega aos cinemas de Belo Horizonte nesta quinta-feira, 31 de outubro. Após sua estreia na Première Brasil do Festival do Rio, o longa foi premiado em diversas categorias e se destacou em eventos renomados como Sundance e New Directors New Films, do Lincoln Center.

Inspirado na vida da atriz Malu Rocha, mãe de Freire, "Malu" explora a complexa dinâmica de uma família formada por três gerações de mulheres: a protagonista Malu (Yara de Novaes), sua mãe conservadora Lili (Juliana Carneiro da Cunha) e sua filha Joana (Carol Duarte), que também trabalha na área das artes cênicas. 


A história aborda temas como os sacrifícios feitos em nome da arte, o peso das expectativas familiares e a resiliência das mulheres diante de adversidades.

Um dos principais destaques do longa é o elenco, em especial a presença marcante de Yara de Novaes. As interações entre as personagens do filme são fortes e surpreendentemente críveis; é como se estivéssemos assistindo a discussões reais de uma família repleta de problemas. 

Ressaltamos que o conturbado diálogo entre as três gerações não reflete apenas as diferenças de personalidade, mas também divergências entre períodos da história brasileira.


Enquanto a matriarca é bastante conservadora, Malu é uma mulher que resistiu à ditadura militar. No presente da história, que se passa na década de 1990, a protagonista explicita críticas ao conservadorismo e constantemente reforça seu sonho de construir um teatro em casa para a comunidade. Por sua vez, Joana possui atitudes mais ponderadas e busca dialogar com a avó e a mãe.


Também vale destacar o fato de que "Malu" é o primeiro longa de Pedro Freire, que já tinha realizado curtas-metragem e participado de eventos como o Festival de Veneza. Nessa estreia, ele é bastante hábil nas transições entre comédia e drama, já que o filme oscila entre conversas descontraídas e momentos significativamente densos.

O espectador provavelmente irá se manter atento à tela até a última cena, considerando que o ritmo da produção também é digno de nota. Ademais, conseguimos nos familiarizar com as personagens, que são construídas com complexidade, sem os maniqueísmos frequentemente observados em produções comerciais.


Em sua trajetória internacional, "Malu" foi exibido em mais de dez festivais e ainda será apresentado em outros eventos, como o New York Latino Film Festival e o Cairo International Film Festival. 

A produção foi bastante elogiada numa crítica publicada pela revista Variety, que destacou as atuações e a singularidade da história: “Malu é magnificamente interpretado. Um primeiro longa-metragem emocionalmente impactante e pessoal”.


Ficha técnica:
Direção e roteiro: Pedro Freire
Produção: Bubbles Project e TvZero e coprodução RioFilme, Telecine e Canal Brasil
Distribuição: Filmes do Estação e RioFilme
Exibição: Cineart Ponteio e Centro Cultural Unimed-BH Minas 
Duração: 1h40
Classificação: 16 anos
País: Brasil
Gênero: drama