29 abril 2018

"Gringo - Vivo ou Morto" - Mais do mesmo recheado de clichês

David Oyelowo se envolve com uma quadrilha de tráfico de drogas graças a Charlize Theron e Joel Edgerton (Foto: Diamond Films/Divulgação)

Mirtes Helena Scalioni


O gênero é misto, entre a comédia e a ação, temperado com uma pitada de lição de vida. Assim é "Gringo - Vivo ou Morto", diretor estreante Nash Edgerton que é irmão de Joel Edgerton, que faz um dos principais papéis no filme, o empresário Richard Rusk, exatamente o contraponto do - digamos - mocinho Harold Soyinka, interpretado pelo inglês David Oyelowo ("Selma", "O Mordomo da Casa Branca", entre outros). Estão ainda no elenco a loiríssima Charlize Theron como a suspeitíssima namorada de Rusk, Elaine Markinson; Thandie Newton como Bonnie, a também suspeita mulher de  Harold, e a boa gente Sunny, feita por Amanda Seyfried.

A história é mirabolante e mistura duas ou três tramas que, obviamente, se encontram e se encaixam em algum momento. Harold é um típico funcionário exemplar de uma empresa de medicamentos. É apaixonado pela esposa Bonnie, que de certa forma o explora financeiramente, e o deixa mal das pernas. Pensa ser amigo do chefe, o empresário Richard Rusk que, além de namorador inveterado, não prima exatamente pela honestidade. Uma de suas amantes é Elaine Markinson, parceira de falcatruas, numa interpretação meio exagerada e quase caricata de loira fatal e vulgar. 

Tudo começa quando o poderoso casal manda o inocente Harold para o México a trabalho e é lá que ele descobre as reais atividades da dupla, entre elas o tráfico de drogas, e terá que fazer de tudo para sobreviver à situação cada vez mais perigosa.

A partir daí, o filme não foge à regra e a trama não decepciona quem espera mais do mesmo quando se trata de uma comédia de ação. São clichês atrás de clichês, com direito a chefe do tráfico cujo nome é Pantera Negra, estereótipos de mexicanos violentos e mercenários, muitas perseguições de carros, muito tiroteio, muita confusão e algumas coincidências para acabar de amarrar a história. Nada, absolutamente nada de novo, nem mesmo para os apreciadores do gênero.



Ficha técnica:
Direção: Nash Edgerton
Produção: Amazon Studios
Distribuição: Diamond Films Brasil
Duração: 1h50
Gêneros: Comédia / Ação
Países: EUA/ Austrália
Classificação: 14 anos

Tags: #GringoVivoOuMorto, #Gringo, #DavidOyelowo, #JoelEdgerton, #CharlizeTheron, #AmandaSeyfried, #comedia, #acao, DiamonfFilmsBrasil, #AmazonStudios, #cinemas.cineart, #CinemanoEscurinho

24 abril 2018

Rede Cineart realiza sessão especial de cinema para crianças com câncer

Convidados são crianças beneficiadas pela Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE) e suas famílias (Foto: Rede Cineart/Divulgação)


Nesta quarta-feira (25), a Rede Cineart promove sessão de cinema exclusiva às 9 horas, no Cineart Boulevard Shopping para crianças com câncer e suas famílias beneficiadas pela Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape) e lança a nova forma de arrecadar fundos para a instituição. Além da doação de parte dos recursos da comercialização do Kit Sorriso Cineart, o público poderá doar o troco das compras feitas nas bilheterias e bombonieres da rede de cinema, por meio da campanha Troco Cape. O repasse é feito por sistema automatizado, direto para a conta corrente da Cape.

A parceria firmada entre a Rede Cineart e a Cape teve início em 2016, com o objetivo de arrecadar fundos que viabilizem a manutenção dos atendimentos prestados gratuitamente a mais de 200 crianças, entre 0 e 18 anos, vítimas do câncer e outras doenças não infecciosas. Na Casa de Acolhida Padre Eustáquio, a infraestrutura parece a de uma escola moderna, com acolhimento em tempo integral, e direito a suítes de hospedagem, lavanderia industrial, brinquedoteca e playground.

“Queremos manter o nosso compromisso em apoiar projetos sociais, porque entendemos que este também é o nosso papel. Esta nova campanha, do ‘Troco Cape’, amplia não só o repasse de recursos, mas as oportunidades de ajudar dezenas de famílias do nosso Estado. Nossa expectativa é que o valor ajude não só a manter, mas diversificar ainda mais os serviços oferecidos pela Casa”, explica o gerente da Rede Cineart, Lúcio Ottoni. 

Entre as novas demandas apresentadas pela CAPE estão: aquisição de nova van para ampliar o serviço de transporte, reforma das dependências e ampliação do atendimento multidisciplinar para as crianças, adolescentes e seus familiares. Atualmente, a infraestrutura da CAPE comporta 30 suítes para hospedagem, cinco refeições diárias, transporte, brinquedoteca e playground, além da oferta de atendimento com psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, acupunturistas, fonoaudiólogos e nutricionistas. Palestras mensais, oficinas de artesanato e recreação também compõem a grade.


Kit Sorriso

O Kit Sorriso Cineart consiste em um baldão de pipoca mais dois refrigerantes, “somados à alegria de muitas crianças”. A campanha foi desenvolvida pela agência Uhuru, levando em consideração a alegria que se revela no sorriso – tanto das crianças auxiliadas e dos seus familiares, quanto das pessoas que tomam a decisão de ajudar, em um momento e lugar em que estão se divertindo. No baldão estão estampadas diversas carinhas sorridentes.

Tags: #RedeCineart, #KitSorrisoCineart, #Cape, #CasadeAcolhidaPadreEustáquio, #TrocoCape, #CinemanoEscurinho