06 fevereiro 2020

"Aves de Rapina" consagra Margot Robbie como a Arlequina dos quadrinhos

Margot Robbie é a alma do filme, que tem tudo para ser mais um sucesso de bilheteria (Fotos: Warner Bros. Pictures/Divulgação)

Maristela Bretas


Divertido, com muita ação e já provocando polêmica por entregar um filme baseado nas HQs, mas com uma visão feminina, "Aves de Rapina e sua Emancipação Fantabulosa" ("Birds of Prey and the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn") estreia nesta quinta-feira nos cinemas e é ótimo. Novamente, os vilões da DC Comics entregam uma boa produção que tem tudo para ocupar a liderança nas bilheterias. Sem contar que vem embalada pelo sucesso estrondoso de "Coringa", que faturou prêmios em vários festivais e disputa a categoria de Melhor Filme do Oscar 2020.


Apostar num filme solo da namorada do maior inimigo do Batman foi um risco que os estúdios resolveram apostar. Especialmente porque Arlequina e a trilha sonora foram os únicos pontos que mereceram elogios do esquecível "Esquadrão Suicida" (2016). Tanto que a nova película nem toca na história do antecessor, quando a vilã foi apresentada ao público que não a conhecia dos quadrinhos. 

Um grupo de mulheres foi responsável por criar a arrasadora vilã  e dar à produção uma visão feminina a Aves de Rapina. A começar por sua intérprete, novamente Margot Robbie (que também é uma das produtoras). Ela está espetacular e muito melhor que no filme anterior. A atriz entrega uma Arlequina muito louca, multicolorida, que luta muito e com estilo, mas é uma pessoa solitária. Ela não se preocupa com ninguém e deixa um rastro de inimigos por onde passa. Temida por todos por ser a namorada do Coringa, o maior vilão de Gotham City, ela perde seu poder com o fim do relacionamento. 



Desde os primeiros minutos de exibição, a vilã precisa se redescobrir e criar seu próprio caminho. Com a notícia da separação, ela também terá de fugir daqueles que agora querem se vingar dela. Toda a história é contada por Arlequina, que usa flashbacks para explicar sua vida e a de outros personagens que vão surgindo ao longo da história. Ela não tem amigos em sua vida e seus animais de estimação são uma hiena e um castor de pelúcia, Ou seja, Harley Quinn não tem muito a perder. 

Margot Robbie está mais solta no papel de Arlequina e pode ousar como vilã. A atriz parece se divertir com sua personagem, que usa roupas extravagantes, fala o que bem entende e não precisa expor o corpo com generosos decotes para mostrar que tem força e poder. É na briga e na forma de enfrentar seus inimigos que a vilã se impõe.

Para um enredo sobre uma mulher forte e ensandecida, nada melhor que outra mulher para escrever o roteiro. Coube a Christina Hodson esta parte. Completando o trio, a ótima direção do longa está nas mãos de Cathy Yan, que deverá colocar "Aves de Rapina" como um dos ótimos filmes de super-heróis da DC deste ano. A diretora faz sua estreia no cinema já em grande estilo.



O elenco também conta com outras mulheres, algumas com interpretações medianas como Mary Elizabeth Winstead (Caçadora) e Rosie Perez, (a policial Renée Montoya). Outras já sabem resolver um problema no grito (e que grito!), como Jurnee Smollett-Bell (Canário Negro/Dinah Lance), que também tem um vozeirão para cantar. Destaque para Ella Jay Basco, que faz a jovem Cassandra Cain, uma batedora de carteira que será a pivô de toda uma perseguição e também o principal motivo para reunir este quinteto diferenciado. 

Além do elenco, roteiro, direção e produção formados por mulheres, "Aves de Rapina" conta ainda com uma trilha sonora, composta por Daniel Pemberton, que reúne uma boa seleção de vozes femininas, como Megan Thee Stallion e Normani interpretando a música-tema, "Diamonds". Além de Jurnee Smollett-Bell, que empresta sua bela voz a "It's A Man's Man's Man's World". Até mesmo "Barracuda", sucesso da banda Heart de 1977, entra na lista, num momento de muita pancadaria.



Na ala masculina estão as ótimas atuações de Ewan McGregor, como o vilão Roman Sionis, mais conhecido como Máscara Negra, e Chris Messina, no papel de Victor Zsasz, o cruel e psicopata braço direito de Sionis. É esta dupla que fará com que as cinco mulheres se unam para defender a cidade.

"Aves de Rapina" é um filme "purpurinado coberto de lantejoulas", com muita ação, como sua vilã, que sabe também a hora de pegar uma arma e matar seus inimigos sem dó, usando golpes de pernas ou um taco de beisebol. É também Arlequina quem proporciona as melhores cenas de ação, sarcasmo e diálogos engraçados. Uma produção imperdível.


Ficha técnica:
Direção: Cathy Yan
Produção: DC Entertainment/ Warner Bros. Pictures
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Duração: 1h49
Gêneros: Ação / Aventura
País: EUA
Classificação: 16 anos
Nota: 4 (0 a 5)

Tags: #AvesDeRapina, #Arlequina, @DCComics, @WarnerBrosPictures, #ação, #aventura, #quadrinhos, @cinemaescurinho, @cinemanoescurinho

05 fevereiro 2020

"Bad Boys Para Sempre" soube amadurecer junto com a dupla principal sem perder o pique

Os policiais Mike Lowrey (Will Smith) e Marcus Burnett (Martin Lawrence) estão agora cinquentões e retornam para uma última missão (Fotos: Sony Pictures/Divulgação)

Maristela Bretas


Dezessete anos depois, a barulhenta dupla Will Smith (também um dos produtores) e Martin Lawrence está de volta e surpreende novamente em "Bad Boys Para Sempre" ("Bad Boys For Life"). O filme, em cartaz nos cinemas, é o terceiro episódio da franquia e traz os policiais para uma última missão, que mais parece um trampolim para futuras produções. Talvez não com os dois astros cinquentões, que mostram que a química entre eles ainda funciona muito bem, mas pode perder a graça se não contar com Lawrence, responsável pelos momentos divertidos.



A franquia soube amadurecer bem com a dupla e deixou o estilo de Michael Bay, que dirigiu "Bad Boys" (1995) e "Bad Boys II" (2003). Os diretores belgas de origem marroquina Adil El Arbi e Bilall Fallah deram uma nova roupagem, mais emotiva sem perder as principais características de muita ação da série. Os cabelos brancos e uma barriguinha mais saliente já são parte da realidade de Mike Lowrey (Smith) e Marcus Burnett (Lawrence). Apesar de amigos inseparáveis, eles querem destinos diferentes. O primeiro não se vê fora da ação policial e não aceita a aposentadoria do amigo, que agora só quer curtir o neto e a família, um sofá macio e o controle remoto da TV. 



Lawrence está ótimo, ainda mais divertido, tentando ser mais zen e contra a violência. Apesar de já ter uma postura de "aposentado de chinelinho", ele se recusa a usar óculos para conseguir ter pontaria, enquanto Smith pinta a barba para não parecer mais velho. A agilidade também não é mais o forte do policial Mike, que agora apanha mais que bate. "Bad Boys Para Sempre" explora este "envelhecimento", mas de uma forma bem tranquila e emotiva, criando situações corriqueiras. Mostra que os heróis dos filmes de ação também ficam velhos, desejam parar de correr perigo, querem descansar junto à família, se aposentar e encontrar alguém para uma nova vida. 


Na nova trama, os policiais Mike Lowery e Marcus Burnett partem para uma última missão na tentativa de prender um traficante e assassino que está eliminando em Miami todos aqueles que foram responsáveis pela morte do pai dele. Mike está nesta lista e precisará contar com o leal amigo e também aprender a trabalhar com um novo grupo de elite do Departamento de Polícia, que usa a tecnologia no combate ao crime, usando métodos bem diferentes aos dele.


Além da dupla principal, o elenco conta com a ótima atuação de Joe Pantoliano, como o capitão Howard, chefe de Mike e Marcus, Vanessa Hudgens (ex-High School Musical), Alexander Ludwig, Charles Melton e Paola Nünez, que formam o grupo de elite. Na turma dos vilões estão Jacob Scipio, como o traficante Armando Armas, e Kate Del Castilho, como a mãe dele que comanda o cartel mexicano que atua em Miami. Até Michael Bay faz uma ponta. Destaque também para a ótima trilha sonora, a cargo de Lorne Balfe, responsável por sucessos como "13 Horas: Os Soldados Secretos" - 2016, "Lego Batman: O Filme" - 2017, "Missão Impossível - Efeito Fallout" - 2018 e "Projeto Gemini" - 2019.


Por enquanto, para quem gosta da  do estilo dos bad boys Will Smith e Martin Lawrence de atuar, vale conferir a nova produção, que abriu com R$ 7 milhões no primeiro final de semana no Brasil desde a sua estreia. O filme já é a maior bilheteria da franquia, acumulando mais de US$ 290 milhões e, apesar de seguir a mesma linha dos anteriores, tem uma pegada mais emotiva que agrada bastante e oferece uma boa diversão. Ao mesmo tempo, coloca a Sony Pictures no topo do ranking pela terceira semana consecutiva. As outras duas foram lideradas por “Jumanji: Próxima Fase” que já tem acumulado mais de R$ 45 milhões.


Ficha técnica:
Direção: Adil El Arbi e Bilall Fallah
Produção: Sony Pictures
Distribuição: Sony Pictures Brasil
Duração: 2h04
Gêneros: Ação / Comédia
País: EUA
Classificação: 16 anos
Nota: 3,5 (0 a 5)

Tags: #BadBoysParaSempre, @SonyPicturesBrasil, @WillSmith, @MartinLawrence, #BadBoys, #ação, #comédia, @cinemaescurinho, @cinemanoescurinho

03 fevereiro 2020

"Terremoto", de John Andreas Andersen, tem estreia remarcada para 12 de março

Produção norueguesa levanta a polêmica de um novo abalo sísmico de grandes proporções que poderá atingir Oslo e arredores (Fotos: Califórinia Filmes/Divulgação)

Da Redação


Um abalo sísmico de magnitude de 5,4 na escala Richter atingiu a região de Oslo-Graben em 1904, abrindo uma fenda que cruza a capital norueguesa. De acordo com geólogos e cientistas, um novo terremoto com uma potência muitas vezes maior pode acontecer a qualquer momento, mas ninguém consegue prever quando. No entanto, sabe-se que a densidade populacional e a infraestrutura em Oslo é bem mais vulnerável hoje do que no início do século. Essa é a premissa do filme-catástrofe, "Terremoto" ("Skjelvet"), primeiro longa do diretor John Andreas Andersen, produzido em 1918, mas somente agora tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros para 12 de março, com distribuição da Califórnia Filmes.


Andersen conta que no início achou um pouco absurdo um filme sobre um terremoto em Oslo, mas que aos poucos percebeu que registros históricos tornavam a trama viável: “a Noruega é a área sísmica mais ativa no norte da Europa. Em 1904 realmente houve um grande terremoto na região e esse tipo de incidente acontecerá novamente”. 

O diretor se utilizou dos personagens para levar o público a sentir o que eles estavam passando. De acordo com ele, essa empatia é fundamental para o filme. “Porque se você não está vivenciando, não importa o quão espetaculares são as cenas, você não vai se envolver”. 


Além dos efeitos especiais e muita ação, o roteiro contempla o drama familiar de Kristian Eikjord (Kristoffer Joner), sua filha Julia, que busca desesperadamente a atenção do pai, e Idun Karlsen (Ane Dahl Torp), a mulher que foi a grande paixão de Kristian. “E todos eles estão prestes a ter suas vidas completamente mudadas por essa impiedosa e brutal força da natureza”, explica Andersen. 

Com "Terremoto", o diretor espera colocar o público no meio de toda a ação e o drama de uma cidade sendo destruída e sentindo o impacto da força desse fenômeno natural. "Espero que o filme leve o espectador a uma viagem emocionalmente e visualmente fascinante, com muita ação”, afirma Andersen. 


Ficha técnica: 
Direção: John Andreas Andersen 
Produção: Fante Film
Distribuição: California Filmes
Gêneros: Drama / Ação / Suspense 
País: Noruega 
Duração: 1h48

Tags: #Terremoto, #Skjelvet, #CaliforniaFilmes, #ação, #drama, #suspense, #Noruega, #JohnAndreasAndersen,  #filme-catastrofe, #Oslo, @cinemaescurinho, @cinemanoescurinho

01 fevereiro 2020

"Velozes e Furiosos 9" apresenta artes e primeiro trailer com muita ação e emoções


Da Redação



A Universal Pictures acaba de lançar o primeiro trailer de “Velozes e Furiosos 9” ("Fast and Furious 9"),  que chega repleto de ação, novos personagens e surpresas para os amantes da franquia. A estréia nos cinemas brasileiros está marcada para 21 de maio.

Além dos velhos conhecidos da saga, como Toretto (Vin Diesel), Tej (Ludacris) e Roman (Tyrese Gibson), o longa terá a maior representatividade feminina já vista nos filmes da série. Entre as atrizes, estão Michelle Rodriguez, Helen Mirren, a volta de Charlize Theron, Jordana Brewster e Nathalie Emmanuel, além da participação da rapper Cardi B. 

O novo capítulo da série – que se iniciou em 2001 - ainda resgata o tom da “Família Velozes” com o inesperado retorno de Han (Sung Kang) e a entrada do ator John Cena, como o irmão de Dominic Toretto.

Com direção de Justin Lin, que esteve à frente de “Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio” (2006), “Velozes e Furiosos 4” (2009), “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” (2011) e “Velozes e Furiosos 6” (2013), o filme conta com roteiro de Daniel Casey, sob a história criada por Chris Morgan. 


Tags: #VelozesEFuriosos9, #Fast&Furious9, @VinDiesel, @Ludacris, @MichelleRodriguez, @TyreseGibson, @JohnCena, @UniversalPictures, @cinemaescurinho, @cinemanoescurinho

30 janeiro 2020

"Jumanji: Próxima Fase" tem ação e emoção que valem uma sessão da tarde

Elenco do primeiro filme está de volta e mais aventuras e novos personagens (Fotos: Sony Pictures/Divulgação)

Maristela Bretas


Trazendo de volta o elenco do primeiro filme, "Jumanji - Próxima Fase" ("Jumanji - The Next Level") tem muita ação no retorno ao jogo de videogame, trabalha mais a emoção e é mais um do mesmo. Para quem não viu "Jumanji: Bem Vindo à Selva", de 2017, recomendo assistir para entender melhor como tudo começou e a troca de corpos dos personagens - essa é a parte mais engraçada de ambos os filmes. Além de Dwayne Johnson (Dr. Smolder Bravestone), Kevin Hart (Mouse Finbar), Karen Gillan (Ruby), Nick Jonas (Jefferson), Jack Black (Dr. Shelly Oberon), Alex Wolff (Spencer), Morgan Turner (Martha), Ser' Darius Blain (Fridge) e Madison Iseman (Bethany), o novo elenco conta com dois ícones do cinema - Danny DeVito (Eddie) e Danny Glover (Milo), além da indicada ao Oscar, Awkwafina, no papel de Ming.


Novamente sob a direção de Jake Kasdan, o filme avança vários anos e apresenta nossos heróis na rotina da vida real, enfrentando frustrações e sucessos, cada um num ponto diferente do país. Spencer está insatisfeito com seu trabalho e o namoro à distância com Martha. Quando os quatro amigos resolvem se encontrar na cidade onde nasceram, Spencer decide jogar Jumanji novamente sem contar a ninguém. Nem mesmo ao avô Eddie e ao amigo dele, Milo. Preocupados com o sumiço do amigo, Martha, Fridge e Bethany descobrem que ele entrou de novo no jogo e vão atrás dele. Só não contavam que o game estava "bugado" e mudaria a fase e os personagens.


Como era esperado, "Jumanji: Próxima Fase" tem muita ação, caras e bocas, mas o diretor focou mais na relação das pessoas - namoros abalados, amizade entre neto e avô, sentimentos de solidão e incapacidades provocados pela velhice, amizades antigas que precisam ser recuperadas, decisões de carreiras - tudo junto e misturado. Dwayne Johnson ainda ocupa o papel principal (claro, ele também é o produtor), mas os demais personagens ganharam importância e vão ajudar Spencer em toda a nova fase do jogo e na vida real.


Karen Gillan ganha mais espaço na trama, assim como Jack Black e Kevin Hart, que proporcionam os momentos mais divertidos, especialmente quando estão com Awkwafina. Pena que as cenas dedicadas à parte cômica são menores que os do primeiro filme. "Jumanji: Próxima Fase" também tem ótimos efeitos visuais e gráficos - a fuga dos macacos na floresta e a do bando de avestruzes no deserto são os melhores. O grupo de aventureiros precisa vencer todos estes obstáculos para conseguir sair do jogo e voltar à realidade.


Destaque também para a ótima trilha sonora, também de Henry Jackman, responsável também pela do primeiro filme e de sucessos como "Capitão América - Soldado Invernal" (2014), "Kingsman: Serviço Secreto" (2015) e "Crime Sem Saída" (2019). Boa produção, sem grandes pretensões ou novidades, exceto no elenco, "Jumanji: Próxima Fase" repete o estilo adotado por Dwayne Johnson para seus filmes de muita ação e aventura. Vale como uma boa sessão da tarde.


Ficha técnica:
Direção: Jake Kasdan
Produção: Sony Pictures
Distribuição: Sony Pictures
Duração: 2h04
Gêneros: Aventura / Comédia / Ação
País: EUA
Classificação: 12 anos
Nota: 3 (0 a 5)

Tags: #JumanjiProximaFase, #JumanjiTheNextLevel, @DwayneJohnson, #KarenGillan, @KevinHart, @DannyDeVito, #ação, #comédia, #aventura, @SonyPictures, @cinemaescurinho, @cinemanoescurinho

26 janeiro 2020

"1917" surpreende com jogo de sombra e luz, efeitos especiais e narrativa humanizada

George MacKay entrega ótima atuação para mostrar uma das muitas histórias da Primeira Guerra Mundial (Fotos: Universal Pictures/Divulgação)

Maristela Bretas


De tirar o fôlego. Essa talvez seja a melhor definição para o filme "1917", do diretor Sam Mendes ("007 Contra Spectre" - 2015, "007 - Operação Skyfall" - 2012 e "Beleza Americana" - 1999), em cartaz no cinema e com 11 indicações ao Oscar 2020, inclusive de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Fotografia. A produção, ambientada na Primeira Guerra Mundial, já faturou outras premiações, este ano, entre elas a de Melhor Filme Dramático e Melhor Diretor no Globo de Ouro. Poderia ser somente mais um filme de guerra, como o excelente "Dunkirk" (2017) ou "Midway - Batalha em Alto Mar" (2019), mas "1917" é surpreendente na parte técnica. 


A começar pela forma mágica como o diretor de fotografia Roger Deakins ("Blade Runner 2049" - 2017) mescla luzes de bombas e fogos e sombras em meio a escombros de uma cidade destruída. Ou na cena do cabo Schofield (George MacKay, de "Capitão Fantástico" - 2016) correndo na frente das trincheiras no sentido contrário aos outros soldados. Estas imagens, aliadas a uma bela trilha sonora, sob o comando de Thomas Newman, e ótimos efeitos especiais e maquiagem, resultam nas mais belas e bem feitas cenas de guerra dos últimos tempos, sem que fosse necessário mostrar a matança do conflito. 


A fotografia é um dos pontos altos do filme, empregando tons pastéis e alaranjados que deixam a ambientação mais real e desumana. A guerra serve apenas de pano de fundo para um roteiro feito a partir de uma das muitas histórias contadas de geração em geração - esta, no caso, foi contada ao diretor por seu avô, que combateu no conflito mundial. Seria apenas mais uma se não fossem os recursos técnicos usados por Sam Mendes e sua equipe.


O mais surpreendente foi filmar em uma sequência única em primeira pessoa. Claro que houve cortes de cenas, mas são tão sutis e disfarçados entre travellings e trucagens que o público não percebe e acompanha os jovens soldados em toda a jornada. A câmera segue cada passo dos personagens, com derivações para detalhes importantes na narrativa, como mapas e armas, retornando a eles, sem que nada se perca. É tenso e de tirar o fôlego de quem está assistindo.


Sam Mendes também tornou a narração mais humana, focando no drama dos personagens principais de personalidades diferentes, que vão sendo reavaliadas ao longo da trajetória. Na história, Schofield e Blake (Dean-Charles Chapman) são jovens cabos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. Eles recebem como missão atravessar o território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem cancelando o ataque do esquadrão e evitando que caia em uma armadilha que irá matar 1600 companheiros. Blake ainda tem a preocupação de salvar o irmão, comandante de uma das tropas deste batalhão.


Para explicar melhor toda a produção e o conflito, a Universal Pictures produziu vídeos especiais com o professor e historiador Leandro Karnal. Dividida em “A Grande Guerra”, “Os Heróis” e “As Perdas”, a série aborda o que foi a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), as mudanças que ocorreram após o seu fim e a importância do ano 1917 para a história como um todo. Para conferir basta clicar nos links abaixo:
1º episódio -"A Grande Guerra" - https://bit.ly/2TXrLNl
2º Episódio - "Os Heróis" - https://bit.ly/2O0omJT
3º Episódio -  "As Perdas" - https://bit.ly/36rJFKH


"1917" é uma obra de arte de guerra em que os efeitos técnicos e visuais são as grandes estrelas. Mas não se pode desmerecer o elenco, formado em sua maioria por conhecidos atores britânicos em pequenas participações - Colin Firth, Mark Strong, Benedict Cumberbatch e Richard Madden. Mas são George MacKay e Dean-Charles Chapman que entregam marcantes atuações, fazendo o público se envolver na desesperada missão. A produção de Sam Mendes é nada mais que excelente.


Ficha técnica:
Direção e roteiro: Sam Mendes
Produção: Amblin Entertainment / DreamWorks Pictures / Neal Street Productions
Distribuição: Universal Pictures
Duração: 1h59
Gêneros: Drama / Guerra / Histórico
Países: Reino Unido / EUA
Classificação: 12 anos
Nota: 5 (0 a 5)

Tags: #1917Filme, @SamMendes, @UniversalPictures, #drama, #guerra, #GeorgeMacKay, #PrimeiraGuerraMundial, @DreamworksPictures, @cinemaescurinho, @cinemanoescurinho

20 janeiro 2020

Vencedores de outras premiações confirmam favoritismo no SAG Awards 2020

Os escolhidos da noite: Brad Pitt, Laura Dern, Renée Zellweger, Joaquin Phoenix, e os filmes "Parasita" e "Vingadores:Ultimato" (Montagem sobre fotos de divulgação)

Maristela Bretas


Realizado neste domingo (19) em Los Angeles (EUA), o SAG Awards 2020, prêmio do Sindicato de Atores de Hollywood.escolheu os melhores do cinema. A  e é considerado uma das principais indicativos de possíveis ganhadores do Oscar, que acontece dia 9 de fevereiro em sua 92ª edição.O homenageado deste ano foi o ator Robert De Niro. Confira os vencedores.

MELHOR ELENCO DE FILME
Parasita

MELHOR ATRIZ
Renée Zellweger – Judy - Muito além do Arco-Íris

MELHOR ATOR
Joaquin Phoenix – Coringa

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Laura Dern – História de um Casamento

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Brad Pitt – Era Uma Vez… em Hollywood

MELHOR ELENCO DE DUBLÊS EM FILME
Vingadores: Ultimato

MELHOR ELENCO DE SÉRIE DE DRAMA
The Crown

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE DRAMA
Jennifer Aniston – The Morning Show


MELHOR ATOR EM SÉRIE DE DRAMA
Peter Dinklage – Game of Thrones

MELHOR ELENCO DE SÉRIE DE COMÉDIA
The Marvelous Mrs. Maisel

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE COMÉDIA
Phoebe Waller-Bridge – Fleabag

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE COMÉDIA
Tony Shalhoub – The Marvelous Mrs. Maisel

MELHOR ATRIZ EM MINISSÉRIE OU FILME PARA A TV
Michelle Williams – Fosse/Verdon

MELHOR ATOR EM MINISSÉRIE OU FILME PARA A TV
Sam Rockwell – Fosse/Verdon

MELHOR ELENCO DE DUBLÊS EM SÉRIE DE COMÉDIA OU DRAMA
Game of Thrones


HOMENAGEADO DO ANO
Robert DeNiro

Tags: SAGAwrads2020, #RobertDeNiro, #bradPitt, #RenéeZellweger, #LauraDern, #JoaquimPhoenix, #Oscar2020, @cinemaescurinho, @cinemanoescurinho

17 janeiro 2020

"Adoráveis Mulheres" - um clássico revisitado

Elenco é formado por talentos da nova geração de Hollywood como Eliza Scanlen, Saiorse Ronan, Emma Watson e Florence Pugh (Fotos: Sony Pictures/Divulgação)

Carol Cassese


O público é predominantemente feminino, mas as idades são variadas. Há tanto os grupos de senhoras da terceira idade quanto jovens, interessadas tanto numa história de viés feminino quanto na nova empreitada da atriz e diretora norte-americana Greta Gerwig, 36, já há muito alçada ao posto de cult - como esquecer a cena de "Frances Ha" (2012) na qual ela corre pelas ruas de Nova York ao som de "Modern Love", de David Bowie, em imagens em P&B? 
 
Mas, bem, aqui estamos falando de "Adoráveis Mulheres" ("Little Women"), único filme com direção feminina que fez bonito nas indicações do Oscar - concorre, por exemplo, a Roteiro Adaptado e a Melhor Filme.  Em cartaz na cidade, trata-se de mais uma adaptação para o cinema do célebre romance de 1868 de Louisa May Alcott, também conhecido como "As Filhas do Dr. March" ou "Mulherzinhas".  


Na adaptação anterior, a de 1994, dirigida por Gillian Armstrong, Winona Ryder capitaneava o elenco, interpretando Josephine, ou simplesmente Jo, uma garota adiante de seu tempo. O cast ainda trazia Claire Danes e Kirsten Dunst.  Agora, o papel de Jo é delegado a Saiorse Ronan, que já havia trabalhado com Greta em "Ladybird - A Hora de Voar" (2017). 
 
Conhecida também por filmes como "Um Olhar do Paraíso", "Brooklyn" e "Duas Rainhas", Saiorse, 25, é uma atriz que cresceu diante do público (começou a atuar ainda criança, em filmes como "Desejo e Reparação") e, aqui, dá um banho de interpretação, o que explica o fato de estar sendo indicada a Melhor Atriz nos principais prêmios da temporada, como o Globo de Ouro e, claro, o Oscar.

Mas o elenco como um todo é estelar. A começar de Laura Dern, perfeita como a Sra. March, a matriarca da família, que cuida da criação das quatro filhas enquanto o marido está servindo o país, na Guerra Civil Americana. Além de Jo, a prole é composta por Beth (Eliza Scanlen, da série da HBO "Sharp Objects"), Meg (a britânica Emma Watson, da saga "Harry Potter") e Amy (Florence Pugh, outra britânica). Florence, aliás, está indicada a Atriz Coadjuvante no Oscar. 


As quatro meninas têm personalidades distintas, que por vezes se chocam, mas o amor que une a família sempre fala mais alto. De saúde mais frágil, a caçula é o xodó de todas. Jo, como já pontuado, é uma mulher avant la lettre, e, longe de sonhar com um casamento, como seria esperado por uma garota de sua idade naquela época, prefere se debruçar sobre a escrita e vender seus textos para, com o dinheiro obtido, ajudar a família. 
 
Ficou faltando Meryl Streep? Sim... Ela é a rabugenta e (por que não?) divertida Tia March. Mas, bem, falar do talento de Meryl é gastar linhas em vão. Afinal, taí uma atriz cujas performances dispensam comentários. E por último, mas não menos importante, já que optamos por ratificar o poderio do elenco feminino, tem Hannah, a "maid" da família, vivida por Jayne Houdyshell. 

Nesta nova versão, a história é narrada em dois tempos. Greta, talvez frustrando os que esperavam dela mais arrojo, opta por uma narrativa basicamente tradicional, com direito a cenas que algumas vezes até soam edulcoradas demais (como as da praia, com crianças soltando pipas e correndo, às gargalhadas). Das poucas inovações a que se permite está a narração do conteúdo das cartas, lidas, na tela, pelos próprios autores, em um enquadramento no qual eles olham para o público.


Quanto a falar da história, é um pouco chover no molhado, posto que estamos nos referindo a um clássico. Aliás, um parêntese: o livro é um dos norteadores das personagens da saga "A Amiga Genial", de Elena Ferrante. Sim, teremos lágrimas na plateia. Mas também risos suaves e muito enternecimento. 
 
Aqui, a felicidade se sobrepuja a uma realidade difícil, no qual a falta do dinheiro muitas vezes bate à porta para desfazer sonhos e planos. No entanto, a história aponta como a união e solidariedade acabam sendo o caminho para uma sobrevivência que, não raro, até surpreende, por ser menos árdua do que o previsto em frente a tanta adversidade.  

Assim, mesmo com pouco, a Sra. March não deixa a família pobre que mora nas cercanias enfrentar o inverno rigoroso com a barriga vazia. E ao ver o belo gesto das mulheres, o vizinho Mr. Laurence (Chris Cooper) também entra em cena, repondo a mesa, abrindo sua biblioteca para saciar a fome de saber de Jo e disponibilizando seu piano (que o remete à ausência da filha) para que Beth exercite seu dom. O velho "gentileza gera gentileza". E move o mundo para lugares melhores.



E, sim, se falamos do elenco feminino, vale também situar o masculino para além do já citado Cooper. Destaque para Timothée Chalamet (Laurie, postulante ao amor de Jo) e para o francês Louis Garrel, como o professor Friedrich Bhaer, e James Norton como John Brooke, que arrebanha o coração de Meg. Chalamet firma-se como um talento da nova geração, enquanto Garrel confirma também seu carisma e presença cênica. 
 
Ah, sim... E há um prêmio Pulitzer no elenco. O dramaturgo Tracy Letts faz o Sr. Dashwood, que julga (e compra) os textos de Jo. Já o Sr. March cabe a Bob Odenkirk. Com tantas credenciais e falas que merecem ser sublinhadas e guardadas na memória, "Adoráveis Mulheres" é outro ponto positivo na carreira dessa encantadora garota de Sacramento, de nome Greta Celeste Gerwig.



Ficha técnica:
Direção: Greta Gerwig
Produção: Sony Pictures
Distribuição: Sony Pictures
Duração: 2h15
Gêneros: Drama / Romance
País: EUA
Classificação: 10 anos
Nota: 4 (0 a 5)

Tags: #AdoraveisMulheres, #LittleWomen, #GretaGerwig, #SaiorseRonan, #EmmaWatson, #LauraDern, #MerylStreep, #romance, #drama, @SonyPictures, @CinemaEscurinho, @cinemanoescurinho

16 janeiro 2020

"O Escândalo": os bastidores da TV que o público não vê

Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie formam o trio principal desta produção basada em fatos reais (Fotos: Hilary Bronwyn Gayle/Divulgação)

Maristela Bretas


O que chama mais atenção em "o Escândalo" ("Bombshell"): a história de assédio sexual numa das maiores redes de TV dos EUA ou a mudança radical no rosto de uma das mais belas atrizes de Hollywood da atualidade - Charlize Theron? Difícil saber. A transformação no rosto (graças à maquiagem e intervenções) a deixou quase idêntica à personagem que ela interpreta, Megyn Kelly, âncora e comentarista política do telejornal. E garantiu a indicação como Melhor Atriz no Oscar 2020. A ponto de o filho da verdadeira Megyn Kelly confundir a foto de Charlize no pôster na entrada do cinema com a mãe, no dia em que a família foi assistir a pré-estreia do filme nos EUA.

À esquerda: Gretchen Carlson e Nicole Kidman;à direita,
Megyn Kelly e Charlize Thenor (Fotomontagem)
E foi também este quesito que levou o filme a conquistar o Critics´Choise Awards 2020 como Melhor Maquiagem e Cabelo e ser um dos indicados ao Oscar deste ano nesta categoria. Além de Charlize, o trabalho também foi muito bem feito em Nicole Kidman, no papel de outra âncora famosa da Fox News. Gretchen Carlson. Foi ela quem deu início às denúncias de assédio sexual dentro da emissora e perdeu o emprego por isso.

Além das duas tarimbadas atrizes, destaque também para Margot Robbie, cuja atuação como Kayla Pospisil (personagem fictício que representa todas as mulheres assediadas no trabalho) foi suficiente para sua indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. 


Para quebrar um pouco a hegemonia feminina, que vai prevalecer e dar o tom da história temos a excelente atuação de John Lithgow, no papel de Roger Ailes. Ele é o todo poderoso presidente e executivo-chefe do grupo televisivo Fox, acusado por Gretchen Carlson e Megyn Kelly de assediá-las sexualmente e várias outras mulheres que entraram na empresa e tinham que passar pelo "teste da lealdade" para serem aceitas.


Chega a ser podre a forma sórdida com que Ailes ameaça e se dirige a suas funcionárias, exigindo pernas de fora, decotes ousados e saias curtas (nunca podiam usar calças). Ou seja, exposição máxima para seu prazer e audiência. Segundo o filme, Gretchen teria iniciado as denúncias após anos de "avanços" do executivo que ela não aceitou e foi demitida por isso. Começa a luta para provar todas as acusações, especialmente porque quem havia sofrido o assédio se recusava a contar sua história.

Foi preciso a confirmação das acusações por parte de outra estrela da emissora, Megyn Kelly, para que o caso se tornasse o maior escândalo dos bastidores da mídia norte-americana daquela época. E mostrasse ao público o que se passava por trás das câmeras e que nem tudo é tão glamoroso nas TVs como aparece na tela.


Além da ótima atuação do trio feminino principal, o elenco contou ainda com outros nomes famosos que cumpriram satisfatoriamente seus papéis: Allison Janney, Kate McKinnon, Connie Britton e Malcom McDowell. A história fluiu fácil, num tempo justo, sem esticar muito para não ficar chata e sem grandes surpresas até mesmo na revelação dos assédios. Não fosse o elenco, a trama não passaria hoje de um episódio comum sobre fatos que marcaram os bastidores da TV. 

O diretor Jay Roach soube aproveitar muito bem o talento de Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie e John Lithgow. Só a participação deles já vale o filme, que estreia nesta quinta-feira nos cinemas.


Ficha técnica:
Direção: Jay Roach
Produção: Denver and Delilah Productions // Bron Studios 
Distribuição: Paris Filmes
Duração: 1h49
Gêneros: Biografia / Drama
País: EUA
Classificação: 14 anos
Nota: 3 (0 a 5)

Tags: #OEscândalo, #Bomshell, #CharlizeTheron, #NicoleKidman, #MargotRobbie, #drama, #biografia, #FoxNews, #MegynKelly, #GretchenCarlson, @CinemaEscurinho, @cinemanoescurinho

14 janeiro 2020

"Coringa" é 11 vezes indicado ao Oscar 2020 e documentário brasileiro entra na lista

(Montagem sobre fotos de Divulgação)

Maristela Bretas


Dirigido por Todd Phillips e tendo como ator principal Joaquin Phoenix, "Coringa" foi a produção com o maior número de indicações - 11 no total - a prêmios do Oscar 2020 anunciado nessa segunda-feira pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O anúncio foi feito pelos atores John Cho e Issa Era e a cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles. Na sequência, “1917” e “O Irlandês” concorrem a dez indicações cada. Em terceiro lugar, com seis indicações, estão “Parasita”, “História de um Casamento”, “Jojo Rabbit” e “Adoráveis Mulheres”. O documentário brasileiro “Democracia em Vertigem", da diretora Petra Costa, que mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff,  concorre a Melhor Documentário. Confira a lista dos Indicados ao Oscar 2020.

MELHOR FILME
"Coringa"



"Adoráveis Mulheres"
"Ford vs Ferrari"
"O Irlandês"
"Jojo Rabbit"
"História de um Casamento"
"1917" (venceu o Globo de Ouro)
"Era uma Vez em...Hollywood"  (venceu o Critics’ Choice Awards)
Parasita

MELHOR ATOR
Antonio Banderas - "Dor e Glória"
Leonardo DiCaprio - "Era Uma vez em... Hollywood"
Adam Driver - "História de um Casamento"
Joaquim Phoenix - "Coringa" (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)
Jonathan Pryce - "Dois Papas"

MELHOR ATRIZ
Cynthia Erivo - “Harriet”
Scarlett Johansson - “História de um Casamento”
Saoirse Ronan - “Adoráveis Mulheres”
Charlize Theron - “O Escândalo”
Renée Zellweger - “Judy - Muito Além do Arco-Íris (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)

MELHOR DIRETOR
Martin Scorsese - "O Irlandês"



Todd Phillips - "Coringa"
Sam Mendes - "1917" (venceu o Globo de Ouro e empatou no Critics’ Choice Awards)
Quentin Tarantino - "Era Uma Vez em... Hollywood"
Bong Joon Ho - "Parasita" (empatou no Critics’ Choice Awards)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Kathy Bates - "O Caso Richard Jewell"
Laura Dern - "História de um Casamento" (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)
Scarlett Johansson - "Jojo Rabbit"
Florence Pugh - "Adoráveis Mulheres"
Margot Robbie - "O Escândalo"

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Tom Hanks - "Um Lindo Dia na Vizinhança"
Anthony Hopkins - "Dois Papas"
Al Pacino - "O Irlandês"
Joe Pesci - "O Irlandês"
Brad Pitt - "Era Uma Vez em... Hollywood" (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
"O Irlandês" - Steven Zaillian
"Jojo Rabbit" - Taika Waititi
"Coringa" - Todd Phillips e Scott Silver
"Adoráveis Mulheres" - Greta Gerwig (venceu o Critics’ Choice Awards)
"Dois Papas" - Anthony McCarten

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
"Entre Facas e Segredos" - Rian Johnson
"História de um Casamento" - Noah Baumbach
"1917" - Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns



"Era Uma Vez em... Hollywood" - Quentin Tarantino (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)
"Parasita" - Bong Jooh Ho e Han Jin Won

MELHOR DOCUMENTÁRIO
"Indústria Americana"
"The Cave"
"Democracia em Vertigem"
"For Sama"
"Honeyland"

MELHOR EDIÇÃO
"Ford vs Ferrari"
"O Irlandês"
"Jojo Rabbit"
"Coringa"
"Parasita"

MELHOR FOTOGRAFIA
 “O Irlandês”
“Coringa”
"Lighthouse"
"1917" (venceu o Critics’ Choice Awards)
"Era Uma Vez em... Hollywood"

MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
"O Escândalo" (venceu o Critics’ Choice Awards)



"Coringa"
"Judy"
"1917"
"Malévola: Dona do Mal"

MELHOR MIXAGEM DE SOM
"Ad astra"
"Ford vs Ferrari"
"Coringa"
"1917"
"Era Uma Vez em... Hollywood"

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
"Ford vs Ferrari"



"Coringa"
"1917"
"Era Uma Vez em... Hollywood"
"Star Wars: A Ascensão Skywalker"

MELHOR CURTA-METRAGEM
“Brotherhood”
“Nefta Football Club”
“The Neighbors’ Window”
“Saria”
“A Sister”

MELHOR DESIGN DE FIGURINO
“O Irlandês”
“Jojo Rabbit”
“Coringa”
“Adoráveis Mulheres”
“Era Uma Vez em… Hollywood”

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“I can’t let you throw yourself away” - Randy Newman (“Toy Story 4” )
“(I’m gonna) love me again” - Elton John e Bernie Taupin (“Rocketman”) (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)



“I’m standing with you” - Diane Warren (“Breakthrough”)
“Into the unknown” - Kristen Anderson-Lopez e Robert Loopez (“Frozen 2”)
“Stand up” - Joshuan Brian Campbell e Cynthia Erivo (“Harriet”)

MELHOR TRILHA ORIGINAL
"Coringa" - Hildur Guadnotóttir (Venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards como Melhor Compositora)
"Adoráveis Mulheres" - Alexandre Desplat
"História de Um Casamento" - Randy Newman
"1917" - Thomans Newman
"Star Wars - A Ascensão Skywalker" - John Williams

MELHOR ANIMAÇÃO
"Como Treinar Seu Dragão 3"
"I Lost My Body"
"Klaus"
"Link Perdido" (venceu Globo de Ouro)
"Toy Story 4" (venceu o Critics’ Choice Award)

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
"Dcera (daughter)"
"Hair Love"
"Kitbull"
"Memorable"
"Sister"

MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO
"In the Absence
"Learning to Skateboard in a Warzone"
"Life Overtakes Me"
"St Louis Superman"
"Walk Run Cha-cha"

MELHOR FILME INTERNACIONAL
"Corpus Christi" - Polônia
"Honeyland" - Macedônia do Norte
"Os Miseráveis" - França
"Dor e Glória" - Espanha
"Parasita" - Coreia do Sul (venceu o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards)




MELHOR DESIGN  DE PRODUÇÃO
"O Irlandês"
"Jojo Rabbit"
"1917"
"Era Uma Vez... em Hollywood"
"Parasita"

MELHORES EFEITOS VISUAIS
"Vingadores: Ultimato" (venceu o Critics’ Choice Awards)
"O Irlandês"
"O Rei Leão"
"1917"
"Star Wars: A Ascensão Skywalker"

Tags: #Oscar2020, #Coringa, #1917Filme, #EraUmaVezEmHollywood, #OIrlandes, JojoRabbit, #MartinScorsese, #Parasita, #DemocraciaEmvertigem, #drama, #policial, #ação, #aventura, #melhoresdocinema, @CinemaEscurinho, @cinemanoescurinho